Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/05/2013 - 14h58min

PM celebra 178 anos de fundação e homenageia personalidades estaduais

Imprimir Enviar
Comenda Barriga Verde - Medalha Amigos da PM. Foto: Miriam Zomer

Lideranças políticas e autoridades civis e militares reuniram-se na manhã desta sexta-feira (03) para celebrar os 178 de fundação da Polícia Militar de Santa Catarina. Durante a solenidade, realizada no Centro de Ensino da corporação, em Florianópolis, e que contou com a promoção de policiais e desfiles de tropas e viaturas, foram concedidas comendas e medalhas a personalidades e instituições que contribuíram para o engrandecimento da instituição.

O governador do Estado, Raimundo Colombo, o secretário de Segurança Pública, César Grubba e o Chefe do Estado Maior Geral da PM, Coronel João Schorne de Amorim, foram agraciados com a comenda Barriga Verde, mais alta honraria concedida pela Polícia Militar. A contribuição do Parlamento estadual também foi lembrada. Os deputados Joares Ponticelli (PP), e Kennedy Nunes (PSD), respectivamente presidente e 1º Secretário da Assembleia Legislativa, receberam a medalha Amigo da Polícia Militar.

Novos investimentos
Fundada em 05 de maio de 1835, por Feliciano Nunes Pires, então presidente da Província, a PMSC teve um início modesto, lembrou o atual comandante da corporação, Cel. Nazareno Marcineiro.  No começo, disse, a força não contava com mais de 12 oficiais e 40 praças, efetivo que  atualmente, conta com 11.500 profissionais, distribuídos por todos os 295 municípios do estado. “É preciso comemorar com nossos amigos e com todos os homens e mulheres que estão na linha de frente, levando o melhor de suas vidas para proteger nossa população”.

Durante o evento, foram promovidos  50 oficiais e 56 praças, incluindo três por ato de bravura. Em sua fala, César Grubba, afirmou que o governo trabalha para reforçar o número das tropas. Somente nos últimos dois anos, afirmou, foram contratados 1.566 novos policiais militares e outros 1.500 devem ser incorporados até 2014. “Estamos falando de mais de 3 mil efetivos em quatro anos de governo, um verdadeiro recorde histórico, que representa praticamente 1/3 do total da corporação”.

Dentro do programa Pacto por Santa Catarina, disse ainda o secretário, estão previstos investimentos de R$ 265 milhões para a instituição. O montante será destinado à construção e reforma de quartéis  e à aquisição de 500 novas viaturas, novos rádios de comunicação digitais e 10 mil kits de proteção individual, além de melhorias em tecnologia de gestão. Outras melhorias incluem a construção de uma sede para o Bope, de duas centrais de emergência e de um arquivo histórico para a PM. “São projetos estratégicos, que reafirmam nosso compromisso de reestruturar e recompor o efetivo da corporação”, disse.

A história e o trabalho realizado pela corporação, permeada por atos de coragem e atitudes fortes, despertaram o reconhecimento da sociedade catarinense, disse, por sua vez, o governador Raimundo Colombo. “Em todos os cantos do nosso estado sempre há um policial para levar a paz e prover a segurança dos nossos cidadãos, nem que seja à custa de suas vidas. É esta trajetória que estamos celebrando aqui hoje”. 

Para o presidente do Legislativo estadual, deputado Joares Ponticelli, a celebração ganha ainda mais relevo, tendo em vista os investimentos programados. “Estamos em um momento novo e importante, com um conjunto de investimentos planejados. Celebrar os 178 anos da instituição nestas condições é muito gratificante”, disse. 

Programação: 
Os eventos alusivos ao aniversário da PMSC prosseguem neste domingo, com a realização de uma corrida rústica na Beira-Mar Norte, na capital. Outras atividades incluem a instalação de uma escolinha de trânsito e apresentações do funcionamento do canil, do BOPE, do Batalhão de Choque e da Polícia Militar Ambiental. Durante a exposição, cada guarnição mostrará sua rotina, bem como os equipamentos utilizados.

Na quarta, no Quartel do Comando-Geral, será realizada uma homenagem aos policiais mortos em serviço. Finalizando a programação, no dia 14, a Banda de Música da PM promove um concerto no Teatro CIC, às 21h. O repertório conta com peças clássicas e contemporâneas, como o musical “Os miseráveis”.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar