Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/05/2015 - 08h33min

Poder Legislativo homenageia Udesc pelo cinquentenário de fundação

Imprimir Enviar
Sessão especial comemorou os 50 anos da Udesc na Assembleia Legislativa. FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

A Assembleia Legislativa promoveu, na noite de quarta-feira (27), sessão especial em homenagem aos 50 anos de fundação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A solenidade foi proposta pelo deputado Leonel Pavan (PSDB).

A instituição é considerada a 4ª melhor universidade estadual do Brasil e a 18ª na classificação geral do Ministério da Educação (MEC). “Estamos vivenciando um período importante justamente no nosso melhor momento. É uma escalada de ascensão, um momento de emoção, satisfação e orgulho”, disse o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa.

A cultura acolhedora criada pela instituição ao longo das cinco décadas de atividades foi destacada pelo reitor. A Udesc foi a responsável pela interiorização do ensino superior público em Santa Catarina. “É uma universidade que acolhe catarinenses de todas as regiões e cidadãos de outros estados com braços abertos, permitindo diminuir as assimetrias regionais e dinamizar a economia”, ressaltou.

Sousa também salientou a contribuição da Udesc para o desenvolvimento estadual e nacional. “Os profissionais formados fizeram com que o Norte catarinense se transformasse num dos maiores polos metalmecânicos do país, tornaram Santa Catarina referência no Brasil na produção de alimentos, seja através do agronegócio cooperativo ou industrial”, comentou.

“A formação e a capacitação de professores nas mais variadas áreas e de administradores públicos e empresariais fizeram com que o estado despontasse nos principais indicadores sociais do país”, complementou.

Na opinião do proponente da sessão especial, o momento é de celebração e de reafirmação de compromissos. “É o caso da implantação do Centro de Educação Superior do Meio-Oeste, de resolver a situação do campus de Palmitos, de implantar os cursos aguardados há muito tempo pela sociedade catarinense”, ressaltou Pavan.

O deputado cobrou comprometimento dos Poderes Executivo e Legislativo estaduais no aumento de recursos para a universidade. “Esperamos que o atual e os futuros governos invistam ainda mais na capacidade que a Udesc tem de formar cidadãos para transformar a sociedade. Até porque não existe expansão física sem expansão orçamentária. Temos um compromisso com essa universidade que orgulha Santa Catarina e o Brasil.”

O tucano recordou que, na condição de governador, há cinco anos, assinou o projeto de criação do campus na cidade de Balneário Camboriú e aumentou o percentual dos recursos da universidade para 2,10% do Orçamento do Estado. “Todo recurso destinado à educação não é gasto e nem custo, mas sim um precioso investimento no futuro.”

A solenidade foi prestigiada pelos deputados César Valduga (PCdoB), Dirceu Dresch (PT), Doutor Vicente Caropreso (PSDB) e Serafim Venzon (PSDB). Além dos parlamentares, compuseram a mesa de autoridades a reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel; o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Raulino Jacó Brüning; o secretário de Educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz; o representante dos técnicos universitários da Udesc, Maurílio João de Souza Filho; e o acadêmico da Udesc de Balneário Camboriú André Vechi.

A sessão especial contou com a participação do Coral da Udesc, sob a regência da maestrina professora Simone Gutjahr.

Valorização
Em seu pronunciamento, o reitor agradeceu os parlamentares pela aprovação, na sessão ocorrida à tarde, do Projeto de Lei Complementar que concede 6,91% de reajuste aos servidores da Udesc. “Foi uma grande conquista. Agradeço pelo atendimento de um pleito importantíssimo, que é a valorização do profissional de educação de ensino superior de Santa Catarina.”

História
Criada em 20 de maio de 1965, por meio do Decreto 2.802, do Governo Celso Ramos, a instituição completa cinco décadas com uma estrutura multicampi. São 12 unidades distribuídas em dez cidades, além de 27 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC).

Os cursos oferecidos são das áreas de saúde, tecnologia, educação, arte e socioeconômicas, sempre voltados para o perfil das regiões catarinenses. Atualmente, são 15 mil alunos distribuídos em 53 cursos de graduação, 27 de mestrado e 11 de doutorado. Em cinco décadas de atividades, já foram formadas mais de 55 mil pessoas.

Atuam na universidade cerca de 800 técnicos e 900 professores efetivos, sendo que mais de 95% destes são mestres e doutores.

O ingresso na universidade pode ser feito via vestibulares (Verão e Inverno), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e editais de transferência. Ao todo, são oferecidas mais de três mil vagas todos os anos, sendo 20% delas para estudantes de escolas públicas e 10% para alunos negros.

A Udesc mantém 142 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), nas oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

Os professores e alunos da instituição realizam cerca de 500 ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo. As ações gratuitas beneficiam mais de 600 mil pessoas anualmente.

A Udesc conta ainda com outros diferenciais, como o Hospital Veterinário, o Laboratório de DNA, a Clínica Escola de Fisioterapia, o Museu da Escola Catarinense, a Editora Universitária, o Escritório de Direitos Autorais e três emissoras de rádio FM.

Assista ao documentário produzido pela TVAL sobre a história da Udesc.



Homenageados
O Poder Legislativo catarinense prestou homenagens ao reitor da Udesc e aos 12 diretores das unidades da instituição, representando toda a comunidade acadêmica.

  • Reitor da Udesc, professor doutor Antonio Heronaldo de Sousa
  • Centro de Artes (Ceart), representado pela diretora geral, professora Gabriela Botelho Mager
  • Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), representado pelo diretor geral, professor João Fert Neto
  • Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), representado pelo diretor geral, professor Arnaldo José de Lima
  • Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), representado pelo diretor geral, professor Paulo Henrique Xavier de Souza
  • Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), representado pelo diretor geral, professor Emerson César de Campos
  • Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), representado pelo diretor geral, professor Leandro Zvirtes
  • Centro de Educação a Distância (Cead), representado pelo diretor geral, professor David Daniel e Silva
  • Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), representado pelo diretor geral, professor Agnaldo Vanderlei Arnold
  • Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), representado pela diretora geral, professora Maria Ester Menegasso
  • Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), representado pelo diretor geral, professor Carlos André da Veiga Lima Rosa
  • Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), representado pelo diretor geral, professor Carlos Alberto Barth
  • Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), representado pelo vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi

Em reconhecimento, o reitor da Udesc concedeu a “Medalha Governador Celso Ramos” ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), e ao proponente da sessão especial, deputado Leonel Pavan.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar