Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/04/2015 - 23h19min

PMDB-SC comemora 49 anos e recebe homenagem na Assembleia

Imprimir Enviar
Ex-senador e ex-governador Casildo Maldaner foi um dos homenageados. FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Os 49 anos de fundação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), comemorados no último dia 23, foram celebrados na noite desta segunda-feira (27) pela Assembleia Legislativa. As dependências do Plenário Deputado Osni Régis ficaram lotadas com autoridades e personalidades que marcam a história da legenda no estado. A solenidade proposta pela Bancada do PMDB busca  enaltecer a criação da primeira executiva do partido em Santa Catarina.

Durante o evento, foi lembrado que o PMDB é mais longevo partido em atividade ininterrupta na história republicana, visto como símbolo da resistência. Ainda quando era MDB, lutou pela redemocratização e a valorização do voto popular assumindo a sigla PMDB a partir de 1980 ajudando a criar novos parâmetros de organização social e estabelecendo a Constituição Cidadã de 1988.

De acordo com a bancada, os 49 anos de história são marcados por debates, lutas, eleições e muito trabalho a ser feito para uma sociedade ainda melhor. Diante de tantas conquistas ao longo de quase meio século de existência, a bancada estadual homenageou os peemedebistas que fizeram história como homens públicos e honrados.

Presidida pelo 1º vice-presidente da Casa, deputado Aldo Schneider (PMDB), a solenidade teve início com o pronunciamento do líder da bancada, deputado Antonio Aguiar (PMDB). Orgulhoso pelos 49 anos de luta do colegiado, Aguiar destacou que, com 11 deputados estaduais, seis federais e dois senadores, o PMDB  tem uma grande representatividade no estado. "Nosso legado é clamar pela democracia e a juventude  na busca para que a leis possam ser cumpridas", pontuou.   
 
O presidente interino do PMDB em Santa Catarina, deputado Valdir Cobalchini (PMDB), descreveu a trajetória do partido como uma vida longa, tanto para os peemedebistas catarinenses como para os filiados dos demais estados. "Enquanto partido passamos por inúmeros momentos difíceis, inclusive de repressão, mas a força da democracia levantou este movimento e atingiu muitos feitos. Com uma forte marca municipalista vamos continuar escrevendo a história do partido", declarou.   

Durante a solenidade, cada parlamentar que integra a bancada do partido no Legislativo catarinense prestou uma homenagem a uma liderança regional por sua trajetória partidária em Santa Catarina e, de forma coletiva, ao senador Luiz Henrique da Silveira, representado pelo assessor parlamentar, a Jorge Welter e ao ex-senador Casildo Maldaner. Na ocasião, Maldaner, que tem mais anos de vida pública do que o seu partido de existência, falou em nome do homenageados e destacou a satisfação de poder fazer parte do partido com maior representação partidária no país. "É uma honra poder compartilhar com meus companheiros também homenageados está noite a homenagem realizada por esta Casa.” 

Homenageados
Em nome do Poder Legislativo, os homenageados receberam uma placa comemorativa em alusão a contribuição das personalidades que contribuíram para história do PMDB em Santa Catarina:

  • Senador Luiz Henrique da Silveira
  • Ex-governador e ex-senador Casildo Maldaner
  • Deputada Ada de Luca presta homenagem a Ivane Moreira (in memoriam)
  • Deputado Aldo Schneider presta homenagem a Azizo Flores da Cunha
  • Deputado Antonio Aguiar presta homenagem a Paulo Faria
  • Deputado Carlos Chiodini presta homenagem a Luiz Tamanini
  • Deputado Dalmo Claro presta homenagem ao PMDB Mulher de Joinville
  • Deputada Dirce Heiderscheidt presta homenagem a Zuleika Mussi Lenzi
  • Deputado Fernando Coruja presta homenagem a Alvaro Dutra
  • Deputado Gean Loureiro presta homenagem a Osnaldo da Cruz
  • Deputado Luiz Fernando Vampiro presta homenagem a Rivaldo Macari a Osnaldo da Cruz
  • Deputado Manoel Mota presta homenagem a Antônio Scheffer
  • Deputado Moacir Sopelsa presta homenagem a Severino Benetti
  • Deputado Mauro de Nadal presta homenagem a Clésio Agnol
  • Deputado Romildo Titon presta homenagem a Dejandir Dalpasquale (in memorian)
  • Deputado Valdir Cobalchini presta homenagem a Mauro Mariani
Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar