Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/07/2019 - 14h15min

Pedras Grandes divulga a 11ª Festa Nacional do Vinho Goethe

Imprimir Enviar
Rainha Camila Casagrande e as princesas Stefanny Ezequiel e Samira Muniz de Souza
FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

Mais de 20 mil pessoas estão sendo esperadas para participarem dias 12 a 14 de julho, na localidade de Azambuja, em Pedras Grandes, da 11ª Festa Nacional do Vinho Goethe. Para divulgar o evento, o presidente da Câmara de Vereadores, Laércio Savi Felipe (PP), e a coordenadora da Comissão Central Organizadora (CCO), Raquel Batista, acompanhada da rainha e das princesas, estiveram nesta quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa, convidando os parlamentares para prestigiarem uma das mais tradicionais festas do Sul catarinense.

De acordo com Raquel Batista, o evento tem entrada gratuita todos os dias e tem a finalidade de oferecer aos visitantes a oportunidade de desfrutar da calorosa acolhida da população e de suas manifestações culturais, saborear os mais diversos pratos, particularmente da original culinária italiana, e degustar os vinhos da terra, com destaque para o frutado e inconfundível vinho Goethe.

Ela observa que a festa, realizada de dois em dois anos, é intercalada com a festa da polenta.
Ao destacar a uva Goethe como marca municipal, uma vez que não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo, a não ser em Azambuja e região, Laércio Felipe afirmou que a festa tem a função social de preservar os valores da cultura e história locais, expressos principalmente no trabalho, nos costumes e hábitos, nas construções e artes, na culinária tradicional, na religiosidade e música, nos jogos e na animação. A rainha Camila Casagrande e as princesas Stefanny Ezequiel e Samira Muniz de Souza divulgaram a festa servindo queijo e salames tradicionais da região.

Raquel observou ainda que a festa entrou no calendário turístico oficial do país, conforme estabeleceu a Lei 13.470/2017, sancionada pelo então presidente da República, Michel Temer.

Azambuja recebeu a primeira colônia de imigrantes italianos na região sul de Santa Catarina. Eles desenvolveram o cultivo da uva Goethe e a produção de um vinho diferenciado. Em 2011, a bebida recebeu o registro de Indicação Geográfica de Procedência (IGP), a primeira do estado. “Além de colaborar para o resgate e a valorização da imigração italiana, parte integrante da cultura nacional, a festa fomenta o comércio, o turismo e os serviços na cidade de Pedras Grandes e em toda a região sul do estado.”

A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Pedras Grandes https://www.pedrasgrandes.sc.gov.br/ e nas redes sociais @festanacionaldovinhogoethe.

Voltar