Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/01/2017 - 14h49min

Pavan e Comin se licenciam da Alesc para compor secretariado de Colombo

Imprimir Enviar
Leonel Pavan e Valmir Comin deixam Alesc para assumir secretarias estaduais. Foto: montagem com fotos de arquivo/Agência AL/Lucio Baggio

Os deputados Leonel Pavan (PSDB) e Valmir Comin (PP) oficializaram o pedido de licença dos cargos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para integrar o secretariado do governo de Raimundo Colombo (PSD).

Pavan assumiu, nesta segunda-feira (9), a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). A cadeira vaga no Parlamento deve ser ocupada pelo primeiro suplente da coligação “Muda Santa Catarina” (PSDB/PEN), o tucano Dóia Guglielmi, que será convocado na terça (10), segundo informações da Diretoria Legislativa da Casa.

A posse de Comin na Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação está marcada para quarta-feira (11). No dia seguinte, a Assembleia convoca o suplente Altair Silva (PP) para substituí-lo.

De acordo com Comin, deixar o mandato e assumir a titularidade de uma secretaria estadual foi uma decisão difícil de ser tomada. “Tenho 28 anos de vida pública, com dois mandatos de vereador e estou no quinto na condição de deputado estadual, sendo sempre franco-atirador no processo. Sair num momento crítico como esse, com a situação econômica e social muito difícil, e ir para a linha de tiro para ser vidraça, requer, acima de tudo, muita responsabilidade, ponderação e comprometimento.”

O pepista considera o novo cargo um desafio. “Sei a importância dessa secretaria. Apesar de ser caracterizada como periférica, aprendi que quem faz a pasta é o titular. Ela mexe com a vida das pessoas, principalmente aquelas que estão à margem, num grau de vulnerabilidade social sem precedentes”, falou. “Espero, com o apoio da equipe técnica e a participação do governo, poder desenvolver essas áreas, fazer algo diferente. O embasamento tem que ser necessariamente técnico, mas a decisão é política. Esse vai ser o meu papel: abrir caminhos”, acrescentou.

As prioridades à frente da Secretaria de Estado da Assistência Social serão, segundo Comin, ações referentes à regularização fundiária, habitação e terceira idade. “Temos famílias que pagam impostos há 30 anos e não conseguem escriturar os seus terrenos. A regularização fundiária é uma demanda reprimida. Outra questão a ser tratada é a habitação. Com a extinção da Cohab, será anexada a parte habitacional a uma diretoria da secretaria. Ainda temos um déficit muito alto. Além disso, pretendemos implementar um programa voltado à terceira idade, considerando que a sociedade brasileira está envelhecendo.”

Retorno
Os suplentes Dóia Guglielmi e Altair Silva já passaram pelo Parlamento catarinense. Guglielmi compôs a 17ª Legislatura (2011 - 2015) e obteve 41.052 votos nas eleições de 2014. Atualmente, coordena o setor de Orçamento Estadual na Alesc. É natural de Içara, na região Sul, e tem 55 anos.

Silva é o primeiro suplente do Partido Progressista e conquistou 28.992 votos nas eleições de 2014. O empresário, técnico rural e bacharel de Direito de 50 anos é natural de Major Gercino, na Grande Florianópolis. Já integrou o Parlamento estadual em 2008, 2013 e 2016.

Cotados
Os deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e Luiz Fernando Vampiro (PMDB) estão cotados para comandar as pastas de Saúde e Infraestrutura do Governo Colombo, respectivamente. Conforme a Diretoria Legislativa da Alesc, os parlamentares ainda não oficializaram o pedido de licença dos cargos.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar