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27/08/2014 - 12h26min

Participantes do Parlamento Jovem recebem cursos de formação política

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Programa desenvolvido pela Escola do Legislativo passou por São João do Sul. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

A fase preparatória para a 18ª edição do Parlamento Jovem Catarinense chegou a uma nova etapa no início desta semana. As oito escolas selecionadas para participar do programa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa com o objetivo de estimular a participação dos estudantes na vida pública, começaram a receber os primeiros cursos de formação política.

Na segunda-feira (25), servidores da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, entidade gestora do programa, visitaram a Escola de Educação Básica Professora Solange Lopes Borba, do município de São João do Sul. No dia seguinte, foi a vez do Colégio Motivação, de Correia Pinto. A capacitação terá seu ápice no dia 10 de novembro, quando cinco estudantes de cada unidade escolar seguirão para a Assembleia Legislativa onde, durante quatro dias, atuarão como deputados jovens, participando de sessões parlamentares e apresentando projetos.

O objetivo das palestras preparatórias é explicar aos estudantes o funcionamento do sistema político brasileiro, a separação dos poderes do Estado e, também, desfazer preconceitos e estimulá-los a participar das questões que envolvem o país, afirmou a gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Lea Medeiros Cardoso. "Queremos desfazer a ideia de que política é algo ruim, mostrando que ela permeia o nosso cotidiano e que eles precisam ocupar esse espaço para poderem empreender as mudanças que desejam".

Preparação contínua
Durante os encontros, também são entregues às escolas kits de apoio à preparação dos alunos, contendo as constituições Federal e Estadual, o Regimento Interno da Assembleia Legislativa e os estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente. Um professor de cada unidade de ensino também é escolhido para coordenar a eleição dos deputados jovens, que terão como tarefa inicial fazer um levantamento dos problemas e demandas da sua região.

"Nos dias 15 e 16 de setembro esses mesmos estudantes terão a terceira etapa de preparação, com aulas de técnica legislativa, aprendendo a transformar suas ideias em proposições, como projetos, indicações e requerimentos, que posteriormente serão apresentadas na Assembleia", destacou Lea.

Para que a experiência dos estudantes como deputados jovens se concretize, paralelamente são realizadas reuniões com possíveis apoiadores, tais como gerências regionais de educação, secretarias de desenvolvimento regional, prefeituras e câmaras municipais. "Essas parcerias são uma forma de viabilizar toda a parte logística, como o transporte dos alunos para Florianópolis e a elaboração de banners, camisetas e vídeos institucionais, deixando que as unidades escolares se concentrem apenas na parte pedagógica do programa", destacou Lea.

Descobrindo e experimentando
Ainda que, ao final, somente cinco representantes por escola sejam selecionados para atuar como deputados jovens, as gestoras das unidades de ensino participantes já enxergam benefícios para todo o conjunto dos seus alunos. À frente da EEB Professora Solange Lopes Borba desde 2007, Geoslane Pereira Magnus via a Assembleia Legislativa como uma instituição muito distante da realidade dos 560 alunos da unidade de ensino, localizada na fronteira com o Rio Grande do Sul. O Parlamento, disse, era algo que só chegava aos estudantes pela TV, o que fazia com que seu funcionamento nem sempre fosse bem compreendido.

"Por meio deste programa, os alunos estão tendo a oportunidade de participar mais do meio político, de se colocar no lugar de um deputado, descobrir e experimentar como tudo acontece. Isto certamente lhes dará uma percepção diferente das coisas", destacou.

Participando do Parlamento Jovem pela primeira vez, o Colégio Motivação, de Correia Pinto, por meio de sua diretora, Luciana Moraes, vê na experiência a complementação para o conteúdo ministrado aos alunos da unidade. "Conhecer melhor o funcionamento de uma casa legislativa dará aos alunos mais autonomia e senso crítico, o que é um dos objetivos da nossa escola".

Já os estudantes destacaram que o programa possibilita a união dos jovens e oferece a chance para que suas demandas sejam ouvidas por toda a sociedade catarinense. "Uma só pessoa não pode fazer as leis. É preciso a cooperação de todos e é muito gratificante para nós poder participar deste processo", disse Elivelton Sabino Scussel, 17 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio da EEB Professora Solange Lopes Borba.

Motivada com a possibilidade de vivenciar a atuação parlamentar, Amanda Bittencourt, 14, aluna do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Motivação, até mesmo já enviou um artigo para um jornal descrevendo suas expectativas em pode representar sua região no Parlamento estadual. "O jovem também tem sua voz e queremos poder expressá-la. E esta é uma oportunidade importante e muito gratificante, já que acontece em nome de um conjunto de 18 municípios".

O que é o Parlamento Jovem
Realizado duas vezes por ano, o Parlamento Jovem catarinense foi criado com o objetivo de estimular a participação da juventude na política, mediante a ampliação de seus conhecimentos sobre o processo democrático brasileiro e a atuação em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa.

O programa é voltado a estudantes com até 21 anos, matriculados no ensino médio das redes de ensino pública e privada. A cada edição, são selecionadas oito unidades escolares, cada uma representando uma região do estado. Os estudantes das escolas sorteadas elegem cinco representantes, totalizando 40 deputados jovens.

Os participantes recebem formação específica, elaboram proposições e vivenciam a rotina dos parlamentares no desempenho de suas atribuições ao longo de três dias de atividades na sede do Poder Legislativo estadual, em Florianópolis.

ESCOLAS PARTICIPANTES DA 18ª EDIÇÃO

  • Escola de Educação Básica Maria Solange Lopes Borba, de São João do Sul (região Sul)
  • Escola de Educação Básica Professora Olívia Bastos, de Tijucas (região da Grande Florianópolis)
  • Colégio Jesus Maria José, de São Miguel do Oeste (região Oeste)
  • Colégio Maria Imaculada, de Curitibanos (região Meio Oeste)
  • Colégio Motivação, de Correia Pinto (região Serrana)
  • Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso, de Porto União (região Planalto Norte)
  • Escola de Educação Básica Francisca Alves Gevaerd, de Balneário Camboriú (região do Vale do Itajaí)
  • Escola de Educação Básica Nicola Baptista, de São Francisco do Sul (região Nordeste)
Alexandre Back
Agência AL

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