Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/12/2019 - 12h06min

Parlamento Jovem do PAB elege mesa diretora com seis mulheres e um homem

Imprimir Enviar
Jovens eleitos para a mesa diretora do Parlamento Jovem do PAB
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Uma mulher negra comanda o Parlamento até quinta-feira (5). Delza da Hora Souza, 24 anos, foi eleita nesta quarta-feira (4) presidente da primeira edição do Parlamento Jovem do Programa Antonieta de Barros (PAB). A diversidade étnico-racial e de gênero diferencia a mesa diretora, composta por seis mulheres e um homem, majoritariamente afrodescendentes.

Programa de ação afirmativa da Assembleia Legislativa, que possibilita a inclusão de estagiários oriundos de áreas com vulnerabilidade social, o PAB completou 15 anos de existência em 2019. O programa abriga atualmente 56 estagiários, sendo 95% negros, e pela primeira vez oportuniza a sua participação no Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, para que conheçam e vivenciem, na prática, o papel dos deputados.

Participam do Parlamento Jovem do PAB 40 estagiários, 32 mulheres e oito homens. Durante três dias, eles estão realizando atividades semelhantes às dos parlamentares. É um processo pedagógico que garante não apenas aprendizado sobre o Parlamento, mas um exercício prático de democracia, na opinião da coordenadora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Léa Medeiros. “É um espaço de debate em que eles aprendem a respeitar as diferenças. No Parlamento, as pessoas não precisam pensar da mesma maneira, mas respeitar a opinião do outro”, frisou.

Fazendo história
Na história da Assembleia Legislativa, apenas dois deputados negros ocuparam mandato – Antonieta de Barros, no século passado (anos 30), e Sandro Silva, como suplente, em 2012. Delza, a presidente eleita do Parlamento Jovem do PAB, considerou desafiador ocupar a presidência da mesa diretora, mas argumentou que é um passo importante para as mulheres negras e para a população negra de Santa Catarina.

“O Programa Antonieta de Barros surge justamente dessa luta, da necessidade de inclusão de pessoas negras na casa política e de reparação histórica, porque é um programa de ação afirmativa. Participar do Parlamento Jovem nos possibilita fortalecer o processo democrático da política brasileira, justamente aquilo que a gente tanto reivindica enquanto população, que é participar dos espaços políticos”, disse Delza.

Para a eleição da mesa, os 40 jovens se organizaram em cinco partidos políticos e se inscreveram individualmente para cada cargo pretendido. Na sequência da programação, os jovens terão a oportunidade de debater as proposições legislativas em uma reunião de comissão e de votá-las em uma sessão ordinária. Também poderão apresentar suas ideias aos deputados, durante visitas aos gabinetes.

Confira a composição da mesa do Parlamento Jovem do PAB:
Presidente
– Delza da Hora Souza (Partido Renovação Democrática)
1º Vice-presidente – Ana Vitória de Almeida Perrony (Partido Feminista da Negritude)
2º Vice-presidente – Patrick Suhre da Rosa (Partido Negro Antonieta)
1º Secretário – Fabiana Silva de Souza (Partido Antonieta de Barros)
2º Secretário – Bárbara Andreia Oliveira Santana (Partido Feminista da Negritude)
3º Secretário – Marcela Pereira (Partido do Empoderamento Social)
4º Secretário – Cristielle Cornelsen Souza (Partido do Empoderamento Social)

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar