Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/10/2013 - 13h15min

Parlamento homenageia profissionais e entidades no Dia do Médico

Imprimir Enviar
Deputado Antonio Aguiar discursa durante a sessão solene, realizada em Canoinhas. FOTO: Solon Soares/Agência AL

A passagem do Dia do Médico e as contribuições dos profissionais de saúde para a melhoria da qualidade de vida da população foram celebradas na noite desta sexta-feira (18) com sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A cerimônia aconteceu no Canoinhas Tênis Clube, em Canoinhas, e reuniu parlamentares, lideranças locais e representantes de associações de classe. Na ocasião, foram homenageadas diversas personalidades e entidades que se destacaram no desempenho da medicina na região do Planalto Norte.

O 18 de outubro foi escolhido como o “Dia dos Médicos” por ser a data consagrada pela Igreja Católica a São Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, padroeiro da Medicina. Considerado um dos discípulos de Cristo de maior expressão intelectual, além de pintor, músico e historiador, São Lucas teria sido médico.

O proponente da sessão, deputado Antônio Aguiar (PMDB), que atuou durante anos como médico, revelou que o exercício da profissão, que exige proximidade e envolvimento com os problemas da sociedade, o despertou para a carreira política. "Estou deputado, mas sou médico por formação. Um médico que optou atuar na vida pública com a convicção que neste espaço também há meio de lutar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas e da saúde".

O parlamentar destacou ainda o esforço dos profissionais e instituições de saúde para o aprimoramento dos serviços prestados e reafirmou seu compromisso com a região. "Trabalho intensamente pela valorização de especialidades médicas no Planalto Norte. Com a valorização dos centros médicos capacitados como aqui em Canoinhas, Porto União, Mafra e São Bento do Sul".

O prefeito de Canoinhas, Beto Faria (PMDB), fez uma homenagem especial ao trabalho realizado pelos médicos sanitaristas e de atenção básica, que, a seu ver, mudaram o perfil do atendimento hospitalar na região. "Há cerca de trinta anos era comum serem criados hospitais com 150 leitos em nossas cidades. De lá para cá a população quadruplicou e, mesmo assim, muitos destes leitos não chegam a ser ocupados, sinal de que a saúde da população evoluiu muito", disse.

Citando o exemplo do médico Antônio Merhy Seleme, um dos homenageados da noite pelos seus 50 anos de atuação na área, o prefeito de Três Barras, Elói Quege (PP), afirmou que a medicina envolve vocação, mas também uma grande dose de esforço e abnegação. "Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A do médico é salvar vidas, operando milagres e trazendo esperança às pessoas. Existem muitas dificuldades e trabalho intenso neste caminho, mas vale a pena fazer o bem".

Também participaram do evento o deputado Sandro Silva (PPS); o juiz da Comarca de Canoinhas, Márcio Fontes; o prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck (PMDB); o vice-prefeito de Canoinhas, Wilson Pereira (PMDB); o presidente da Câmara Municipal de Canoinhas, vereador Renato Pike (PR); o vereador de Canoinhas, Wilmar Sudoski (PSD); o secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Ricardo Martins e a secretária de Saúde de Canoinhas, Telma Bley.

Os homenageados:

  • Conselho Federal de Medicina (CFM), representado por Marcelo Galotti
  • Associação Catarinense de Medicina (ACM), representado por Lincon Simas
  • ACM Regional de Canoinhas Doutor Osvaldo de Oliveira, representado por Wagner Haroldo Pellagio
  • ACM Regional de São Bento do Sul Celso Emíli Tagliari, representado pelo prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck
  • Conselho Regional de Medicina (Cremesc), representado por Edgard Vicente de Souza
  • Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc), representado por Aline Pangrats
  • Diretoria Regional do Simesc em Canoinhas, representado por Edson Flavio Colla
  • Maternidade Dona Catarina Kuss, representada por Luiz Bernardo Mann
  • Hospital Santa Cruz de Canoinhas, representado por Mário Scheuer
  • Unimed de Canoinhas, representada por Adriano de Aguiar
  • Unimed de Porto União, representada pelo vereador Alceu Jung
  • Fernando Tureck, prefeito de São Bento do Sul
  • Julio Teddy Miranda Ascul, médico mais antigo de São Bento do Sul
  • Antônio Merhy Seleme, médico com 50 anos de profissão
  • Tércia Consuelo Oliveira, representante das mulheres médicas de Santa Catarina
  • Antônio Luiz Dequech Seleme
  • Elói José Quege
  • Andrei de Moraes, responsável pela primeira captação de órgãos para transplante no Hospital Santa Cruz.
Alexandre Back
Agência AL

Voltar