Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/04/2013 - 10h27min

Felipe Damerau Ouriques, idealizador do Projeto Gabriel Social, recebe homenagem

Imprimir Enviar
Felipe Damerau Ouriques com Gabriel e o deputado Serafin Venzon. Foto de Alberto Neves


A Assembleia Legislativa homenageou na noite de quarta-feira (10), com Ato Solene Felipe Damerau Ouriques, idealizador do “Projeto Gabriel Social”. A solenidade foi um reconhecimento ao trabalho voluntário prestado pelo odontólogo em auxílio ao menino Gabriel Victor do Nascimento Garcia, de 8 anos, portador da síndrome de Teacher-Collings.

O projeto teve início em julho de 2012, depois que Felipe atendeu Gabriel Victor do Nascimento Garcia, portador de doença rara que afeta a formação dos ossos da face no Núcleo de Atendimento a Pacientes com Deformidades Faciais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Enquanto Gabriel aguardava na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) por várias cirurgias reconstitutivas, Felipe, então estudante da última fase de Odontologia, lançou uma campanha para angariar R$ 78 mil. A quantia era destinada à aquisição de duas próteses auriculares, necessárias para melhorar a audição do menino.

Em uma declaração emocionada, a mãe de Gabriel, Sônia do Nascimento Garcia, destacou a evolução alcançada no tratamento dele após a intervenção de Felipe. “Ele trouxe tudo de bom na nossa vida. Já possibilitou a melhora na audição e logo vai trazer a fala normal. Não esperávamos conseguir isto em três meses. Só podemos agradecer a ele”.

À platéia, formada por amigos, ex-professores e colegas de turma, Felipe, de 24 anos, contou que a campanha tinha tudo para dar errado, mas foi se consolidando aos poucos, com a ajuda de inúmeras pessoas. “Fui apenas o vetor de toda aquela ação”, disse.

Feliz com os resultados alcançados, Felipe contou ainda que a experiência o fez decidir pela área de reabilitação oral e estética e que outras iniciativas do gênero podem estar a caminho. “Essa foi a minha história com o Gabriel, que não acaba aqui, com certeza”.

Que tal se a gente tentar?
Autor do requerimento para a realização do evento, o deputado Serafim Venzon (PSDB), que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, afirmou que com a homenagem a Felipe também quis enaltecer os inúmeros benfeitores que seguem anônimos entre a população. “A Assembleia Legislativa presta esta homenagem para lembrar os milhares de atos como este que não ganham notoriedade, mas que, juntos, constituem essa bela sociedade em que vivemos”.

Além de Felipe, foram homenageadas outras pessoas que atuaram em prol do “Projeto Gabriel Social”: Adriana Piazza, Laine Valgas, Eveline Orth, Walter Koerich e Ernesto Francisco Damerau.

Para a jornalista Laine Valgas, responsável por uma série de matérias para divulgar a campanha, o episódio demonstrou que cada pessoa pode ser um agente transformador da realidade. “Foi uma idéia que nasceu sozinha e foi ganhando adeptos. Uma verdadeira corrente do bem que foi se materializando em nossas vidas e que demonstrou o poder que temos juntos”.  Ela ressaltou ainda que, muitas vezes, o que impede as pessoas de conseguirem alcançar seus objetivos é apenas o medo de arriscar.  “Parece que não vai dar certo? Que tal se a gente tentar?

A cerimônia contou ainda com as presenças do presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-SC), Murilo Ferreira Lima, do presidente da Academia Catarinense de Odontologia (ACO), Saulo Rogério Stefen de Albuquerque, do representante do Conselho Regional de Odontologia (CRO-SC) Dalton José Bittencourt Nercolini e do chefe do departamento de Odontologia da UFSC, Alfredo Meyer Filho.

Voltar