Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/03/2014 - 10h22min

Parlamento homenageia Campos Novos pelos 133 anos de emancipação

Imprimir Enviar
Deputado Romildo Titon (PMDB), proponente da homenagem aos 133 anos de Campos Novos. FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite desta quinta-feira (27), uma sessão solene em comemoração aos 133 anos de emancipação político-administrativa do município de Campos Novos, situado no Meio-Oeste. A solenidade, prestigiada por cerca de 300 convidados, foi realizada no Clube Aqua Camponovense.

Na ocasião, o Parlamento estadual concedeu honrarias a representantes dos Poderes Executivo e Legislativo locais e ao presidente da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc). Também foi reconhecida a contribuição de cooperativas agropecuárias e setores da indústria, comércio e prestação de serviços para o desenvolvimento da economia e fortalecimento da região.

A Assembleia destacou, ainda, a atuação da Escola de Educação Básica Paulo Blasi e do Colégio Auxiliadora, pelo aniversário de 80 e 60 anos de fundação, respectivamente. Além destes, foram homenageados os autores do Hino de Campos Novos, Gilberto Nunes e José Milton Machado.

O proponente da sessão solene, deputado Romildo Titon (PMDB), ressaltou o título de “celeiro catarinense” atribuído a Campos Novos, um dos principais produtores de grãos do estado, especialmente de milho, soja, feijão, trigo e cevada. “Segundo pesquisa do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], é a única cidade de Santa Catarina a constar entre os 100 municípios brasileiros com maior PIB agropecuário”, disse.

O parlamentar também citou outros destaques relacionados à economia camponovense, como o cooperativismo, o agronegócio, as indústrias e o comércio. Salientou, ainda, o potencial turístico, com a romaria de Nossa Senhora Aparecida e as águas termais da Barra do Leão, e de geração de energia, com a usina hidrelétrica que atende 25% da demanda do estado.

Titon, que foi vereador de Campos Novos durante dois mandatos consecutivos, de 1976 a 1988, e prefeito de 1989 a 1992, sintetizou em seu pronunciamento a essência do camponovense. “Temos um povo hospitaleiro, ordeiro, que acredita no trabalho, no desenvolvimento da agricultura, é criativo para buscar alternativas e superar crises”. A população estimada de Campos Novos em 2013, de acordo com dados do IBGE, é de 34.386 habitantes.

O presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), salientou a importância de Campos Novos para o desenvolvimento do estado. “Foi o 11º município a ser emancipado em Santa Catarina e já é o 16º em arrecadação. É um grande celeiro, uma cidade muito importante para o progresso do estado. Estamos felizes em celebrar com todos aqueles que construíram e constroem a história desse município vitorioso, que é um orgulho para os catarinenses”.

Para o deputado Neodi Saretta (PT), a cidade é exemplo para outros municípios. “Quando falamos na produção de alimentos, temos que nos lembrar daqueles que trabalham, que se sacrificam. Campos Novos é um símbolo para o Meio-Oeste e para Santa Catarina", declarou o parlamentar, ao frisar que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) elegeu 2014 como o ano da agricultura familiar.

O prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz, o vice-prefeito Jairo Luft e o presidente da Câmara Municipal, Rui Jorge Tomazoni, agradeceram a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa e ressaltaram o orgulho de representar o município. “Campos Novos está muito grata pelo reconhecimento. Nossa cidade, terceira em extensão territorial, representa uma receita considerável para o estado. Precisamos homenagear aqueles que fazem a diferença com trabalho e esforço”, disse Cruz. “A realização de uma sessão solene aqui para homenagear aqueles que engrandecem o nosso município é um fato inédito, histórico. Precisamos ter orgulho disso”, acrescentou Luft.

Os representantes dos homenageados, o presidente da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc) e prefeito de Monte Carlo, Marcos Nei Siqueira, e o diretor da Estrutural Zortéa Indústria e Comércio Ltda., Eduardo Zortéa, parabenizaram os empreendedores pela contribuição ao desenvolvimento da cidade e da região.

O evento reuniu ex-prefeitos de Campos Novos, como o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, e o secretário de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Vilibaldo Schmid, além de vereadores, autoridades civis e militares e representantes de associações. Os convidados assistiram à apresentação da Orquestra da Fundação Cultural Camponovense e acompanharam a exposição comemorativa do centenário do artista plástico catarinense Willy Zumblick.

Festividades
A sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa integra a programação de festividades alusivas aos 133 anos do município, que iniciou no dia 1º de março e segue até o aniversário de fundação da cidade, 30 de março. Esta data marca o desmembramento de Campos Novos de Curitibanos, por meio da lei provincial nº 923, de 1881.

Entre as atividades organizadas pela Prefeitura de Campos Novos estão a Feira da Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, com shows locais, regionais e nacionais; a trilha escoteira e a missa de São Gonçalo na Igreja Matriz São João Batista. Os interessados podem conferir a programação completa aqui.

Homenageados:

  • prefeito Nelson Cruz, representando o município de Campos Novos
  • presidente da Câmara de Vereadores de Campos Novos, Rui Jorge Tomazoni, representando o Poder Legislativo municipal
  • presidente da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc) e prefeito de Monte Carlo, Marcos Nei Siqueira
  • Escola de Educação Básica Paulo Blasi, pelos 80 anos de fundação, representada por sua diretora, Marilda Bearzi Ramos
  • Colégio Auxiliadora,  pelos 60 anos de fundação, representado pela irmã Marian Márcia Menegas
  • Silvio Manfroi, representando a Cooperativa Agrícola Catarinense de Cereais (Coacer)
  • Miguel Fadel Júnior, representando a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam)
  • Laércio Zanchetta, representando a Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio)
  • Nei Remi Rigo, representando a Cooperativa Agropecuária Boa Esperancense (Coperboa)
  • Ademir Carlesso, representando a Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (Copercampos)
  • José Francisco Felippe, representando a BRF S.A.
  • Ana Lídia e Carolina Vieira Shaly, representando Bruno Industrial Ltda.
  • José Luiz Debastiani, representando Dicapel Papéis e Embalagens Ltda.
  • Eduardo Zórtea, representando Estrutural Zortéa Indústria e Comércio Ltda.
  • João Fornara e Michel Fornara, representando Forplan Engenharia Ltda.
  • José Genoar Gleinboski, representando Germano Foppa e Cia. Ltda.
  • Roberto Chioddi, representando Gerwal Indústria Metalúrgica Ltda.
  • Eugênio Roberto Costa, representando Iguaçu Celulose, Papel S.A.
  • Celeste Barcarolo, representando Mercado Barcarolo Ltda.
  • Emílio Cassaniga, representando Napalha Comércio e Representações Ltda.
  • Luiz Carlos Mecabô, representando Planalto Indústria e Comércio Ltda.
  • Reginaldo Del Castanhel, representando Supermercado Castanhel Ltda.
  • Valdecir Zabloski, representando Superviza Supermercados
  • Valdir Manfredi, representando Transporte e Turismo Manfredi S.A.
  • Gilberto Nunes e José Milton Machado, autores do Hino de Campos Novos
  • Poder Judiciário
  • Cooperativa Agropecuária do Celeiro Catarinense (COPERACEL)
  • Casa Blanca Comércio e Construtora Ltda.
  • Enercan – Campos Novos Energia S.A.
  • Juruna Araucária Indústria e Comércio de Cereais Ltda.
  • Radar Corretora de Seguros Ltda.
Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar