Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/10/2019 - 16h18min

Parlamentares prestam homenagens pelo Dia do Professor

Imprimir Enviar
Professores receberam homenagem no Plenário da Assembleia Legislativa
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O Dia do Professor, celebrado nesta terça-feira (15), foi destaque da sessão plenária da Assembleia Legislativa, que pela primeira vez em sua história suspendeu os trabalhos para homenagear dez profissionais da educação, que representam os níveis e modalidades diferentes de atuação dos chamados mestres. A homenagem foi proposta pela deputada Luciane Carminatti (PT), que enfatizou a importância da data, criada oficialmente no estado pela deputada e professora Antonieta de Barros. “A homenagem é um reconhecimento e de valorização que tem essa profissão para as demais.”

Foram homenageados os professores Alessandra Cristina Bernardino (Escola Quilombola), Edilaine Aparecida Vieira (Educação no Campo), Fátima Peres Zago de Oliveira (Escola Técnica), João Batista Antunes (professor indígena), Josiana Soares Reis (Educação Especial), Miguel Angelo Dittrich (professor de Educação Física), Ricardo de Mattos Martins Cunha (professor de História), Paulo Sérgio Osório (Ensino Superior), Diego Pacheco (Educação de Jovens e Adultos) e Maria de Andrade Silva (Associação Catarinense dos Professores). Os professores Edilaine e Miguel ocuparam a tribuna em nome dos homenageados.

Edilaine falou de sua experiência como professora há 15 anos em Abelardo Luz, onde atua numa escola estadual que fica em um assentamento de reforma agrária, que se identifica como escola de campo. “Ser professora de escola de campo é entender que há uma especidade, que precisa ser tratada de forma diferente na educação, que este sujeito da escola de campo é diferente, nem melhor ou pior que das cidades. Que o conhecimento para eles precisa ser diferente. Então é desta forma que atuamos, tentando organizar esse conhecimento e apresentando uma proposta pedagógica a partir deste sujeito.”

Miguel defendeu a valorização dos professores, não só financeira, mas estrutural e lembrou que os profissionais da educação estão formando os futuros cidadãos ajudando a formação de uma sociedade melhor. Alertou ainda a preocupação de que 50% dos professores catarinenses não possuem plano de saúde.

Moção de Aplausos
Durante a sessão também foram entregues duas moções de aplausos, solicitadas pela deputada Ana Campagnolo (PSL), aos professores Ruth de Cássia Rodrigues Guetten e Sandro Santos. A parlamentar explicou que a moção entregue a professora Ruth ocorre pelo desenvolvimento do projeto “Meu Mundo Azul”, com a criação de uma sala sensorial na escola estadual Julia Miranda de Souza, de Navegantes, demonstrando sua inegável preocupação com a excelência na educação de alunos especiais.

“Muitos alunos não entendiam o motivo pelo qual os autistas eram agressivos, em alguns momentos, reclamavam constantemente do barulho, do cheiro forte de cremes e perfumes de outras pessoas e não conseguiam interagir”, explicou a professora Ruth. Para facilitar esse processo, foi lançado o desafio na escola, de sentir para conseguir incluir. Por isso, foi criada a sala sensorial, onde todos os estudantes tiveram os olhos vendados, entraram em uma sala escura, e a primeira sensação foi o cheiro forte. A experiência foi compartilhada com cerca de 1.300 alunos, pais e convidados.

O professor Sandro Santos foi homenageado pelo trabalho na rede estadual de ensino, especialmente pelo desenvolvimento do projeto cultura egípcia na Escola Dom Afonso Niehues, em Itajaí. O projeto buscou trazer para dentro da escola a cultura egípcia, sendo criada uma sala cultural, a qual foi escurecida, onde foram colocadas diversas peças e sacórfagos egípcios reproduzidos pelo professor e pelos alunos, contando com a encenação de peça teatral executada pelos estudantes para auxiliar na explicação passo a passo do tema.

Destaques
O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) parabenizou os deputados Luciane Carminatti, Ana Campagnolo e Fernando Krelling (MDB) por também serem professores. Disse que lembra dos seus professores primários e mandou um abraço a todos os profissionais da educação, defendendo a educação inclusiva.

Marcius Machado (PL) homenageou os professores in memoriam, destacando que como paletrante tem um carinho especial pela categoria e que adora estar em sala de aula.

Ada de Luca (MDB) lembrou que também foi professora normalista e enfatizou que a homenagem é mais do que merecida a todos os profissionais da educação. “O que seria do mundo sem os professores?”

Voltar