Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2018 - 17h08min

Parlamentares homenageiam professores na sessão desta terça (16)

Imprimir Enviar
Sessão ordinária desta terça-feira (16) na Alesc

O dia dos professores, celebrado segunda-feira (15), foi o destaque da sessão desta terça-feira (16) da Assembleia Legislativa, com diversos deputados homenageando os chamados mestres.

“Quero homenagear uma categoria profissional que considero das mais importantes do país, os professores e professoras, uma profissão que cumpre função importante no dia-a-dia da sociedade, de repartir conhecimento, sabedoria, valores e experiências, de compartilhar o saber”, afirmou Dirceu Dresch (PT).

“Hoje os professores são verdadeiros heróis, não sei se conseguem dar aula sem que o aluno prefira ficar no telefone, falta de respeito com o professor, mas se a direção adotar as providências, o professor acaba sendo punido”, argumentou Mauricio Eskudlark (PR).

“Fazem um brilhante trabalho para preparar os alunos para o futuro deste estado e deste país. Conheci uma professora no Colégio Castro Alves, em Araranguá, essa professora cuidava dos alunos e agora cuida de mim, é minha esposa, os professores estão de parabéns”, declarou Manoel Mota (MDB).

Ismael dos Santos (PSD) também parabenizou os professores e ressaltou a convocação, pela Secretaria de Estado da Educação (SED), de mil novos professores concursados.

“São mais de 50 mil professores na rede estadual, municipal e privada, mas quero destacar a efetiva contratação de mil professores para o próximo o ano, o mínimo que se poderia fazer”, avaliou Ismael.

Luciane Carminatti (PT) lembrou que o número de professores temporários supera os efetivos.

“Temos 23 mil professores ACTs e 18 mil efetivos, então basta fazer a conta, não tem equilíbrio. Esta é uma cultura que vem se construindo, de não se fazer concurso público. Os professores se formam, ficam anos estudando e depois cadê o concurso?”, perguntou Carminatti.

A deputada ainda ponderou que os professores enfrentam a destruição da autoridade e a precariedade das escolas.

“Quantas escolas têm computador como o nosso notebook aqui, com internet banda larga? Quantos professores estão doentes e não tem um programa que trabalhe a saúde preventiva do professor?”, questionou a mulher mais votada na eleição de 2018 para deputado estadual.

Dia internacional das mulheres rurais
Dresch celebrou na tribuna a passagem do dia das trabalhadoras rurais, comemorado em 15 de outubro.

“A data foi instituída pela ONU há 11 anos, as mulheres são protagonistas e corresponsáveis pela produção, apesar do machismo no meio rural. Um dos maiores movimentos rurais, as Mulheres Camponesas, nasceu em Nova Itaberaba”, revelou Dresch, que rememorou a liderança da ex-deputada estadual Luci Choinacki.

Falta parlamentares
Leonel Pavan (PSDB) e Mauricio Eskudlark reclamaram da falta de parlamentares no Plenário e nas reuniões das comissões.

“Estamos raspando o tacho, fazendo com que as comissões se reúnam para encaminhar os projetos, precisamos que os deputados se reúnam e despachem o mais rápido possível, tenho meia dúzia de projetos, entre eles a lista tríplice para delegado”, cobrou Pavan.

“A gente não quer ser deselegante com os colegas, mas a gente também não quer ser cúmplice, as comissões não podem funcionar”, declarou Eskudlark.

Deputadas reeleitas
Luciane Carminatti e Ada de Luca (MDB) agradeceram o apoio dos catarinenses na eleição de 2018.

“Foi resultado de muito trabalho, trabalhamos os quatro anos, de segunda a segunda, visitando municípios, enfrentando os problemas que nos chegam, indo de encontro para conhecer as realidades. Fiz voto em 292 municípios, apenas em três não tive voto, fui a mais votada em Chapecó pela terceira vez consecutiva, a deputada mulher mais votada, a mais votada do Oeste e a segunda mais votada no estado”, discursou Carminatti.

“Confirmei minha presença neste parlamento e quero renovar o compromisso de lutar pela defesa da segurança, principalmente das mulheres e jovens”, garantiu Ada de Luca, acrescentando que em 2019 a Casa terá a maior bancada feminina da história.

Aposentadoria dos policiais civis
Mauricio Eskudlark revelou na tribuna que uma liminar que garantia a aposentadoria dos policiais civis foi cassada e que agora muitos aposentados terão de retornar ao trabalho.

“Saiu a decisão cassando a liminar favorável ao entendimento aplicado aos policiais civis, 279 policias que se aposentaram terão o recálculo de aposentadoria, vão perder 50% a 60% da aposentadoria. O Iprev entendeu de simplesmente cortar a aposentadoria, mas foi pedido uma reanálise e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) entendeu que o Iprev deve consultar se o servidor pretende retornar à atividade para ter o tempo de aposentadoria integral”, revelou o ex-delegado geral.

Pedágio na BR-101 sul
Manoel Mota advertiu os pares e a comunidade do Sul do estado de que o Dnit discute a implantação de pedágios no trecho Sul da BR-101.

“Vai ter audiência pública para colocar quatro postos de pedágios de Paulo Lopes a São João do Sul, mas queremos valores iguais aos cobrados no trecho Norte”, informou Mota. 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar