Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/05/2015 - 19h06min

Parlamentares de vários partidos lamentam a morte de Luiz Henrique

Imprimir Enviar
Senador Luiz Henrique da Silveira, em imagem de 2012. FOTO: Solon Soares/Agência AL

Vários deputados se manifestaram a respeito da morte do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), ocorrida na tarde deste domingo (10), em Joinville. Os parlamentares utilizaram seus perfis e fan pages no Facebook para registrar pesar pelo falecimento e destacar a importância do senador para as políticas catarinense e brasileira. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), divulgou nota de pesar em nome do Parlamento catarinense.

O líder da bancada do PMDB na Assembleia, deputado Antonio Aguiar (PMDB), comentou sobre o último encontro que teve com o senador, há poucos dias, em Rio Negrinho. "Deixa imensa saudade e um exemplo de vida. Lamento sua perda, como todos os que entendem a política como uma atividade essencial, embora muitas vezes envolva decisões difíceis", escreveu o deputado.

O 2º vice-presidente da Assembleia, deputado Leonel Pavan (PSDB), estava se preparando para embarcar para os Estados Unidos quando foi informado da morte do senador. Cancelou o embarque para acompanhar as últimas homenagens ao político em Joinvile. "Eu e a minha família estamos muito tristes com o falecimento, do senador e ex-governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira. Um dos melhores homens públicos que convivi e sem dúvida um dos maiores nomes da política catarinense. Fui senador na mesma chapa que ele. Fui seu vice no governo e tive a honra de governar Santa Catarina no final de seu último mandato. Uma perda irreparável para a democracia e para a política catarinense. Que Deus na sua infinita bondade possa confortar os familiares e amigos.

A deputada Ana Paula Lima (PT), com seu esposo, o deputado federal Décio Lima (PT), também lamentou a morte de Luiz Henrique. "Natural de Blumenau, o peemedebista exercia a política com o 'P' maiúsculo, um estadista convicto, deixa sua marca extraordinária na política catarinense", afirmaram.

Jean Kuhlmann, líder do PSD na Alesc, postou uma foto com o senador e declarou estar chocado com a notícia da morte. "Terei sempre gratidão pela confiança e pela oportunidade que me deu de ser Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável em 2007 no seu governo, período em que aprendi muito. Fica o legado deste grande político."

O líder de bancada Serafim Venzon (PSDB) afirmou que Santa Catarina perdeu "um grande homem, líder e político vitorioso". Mário Marcondes (PR) classificou Luiz Henrique como uma "figura ímpar na política catarinense e que com certeza representou e muito o nosso Estado".

Cleiton Salvaro (PSB) lamentou profundamente a morte do senador. "Santa Catarina perde um grande político, um dos maiores de sua geração. Foi um grande exemplo de homem público", escreveu.

Colocando-se com um admirador da figura política do senador, Ricardo Guidi (PPS) afirmou que, independente de siglas partidárias, Luiz Henrique "foi um grande homem, realizador e visionário".

O deputado Cesar Valduga (PCdoB) divulgou uma nota na qual destaca os vários cargos eletivos ocupados pelo senador. "Foi um grande líder no seu partido no estado e no país", afirmou.

Companheiro de partido e amigo do senador havia cerca de duas décadas, o deputado Dalmo Claro (PMDB) lamentou a morte de Luiz Henrique da Silveira. "O senador era nosso político mais influente e reunia um conjunto de realizações. É uma grande perda".

O deputado Darci de Matos (PSD) também manifestou seu pesar pela morte do senador. “Santa Catarina chora a morte de um de seus maiores líderes. Homem de rara inteligência, sempre acompanhava as grandes transformações de seu tempo e procurava adequá-las à realidade local. Tenho um grande orgulho de ter sido seu amigo e sempre estivemos juntos na busca de benefícios para a nossa região. A sua ausência nos fará muita falta”.

"A história de Luiz Henrique da Silveira, em si, já o homenageia. Ser líder é saber servir. Luiz Henrique foi um grande líder", definiu o deputado Gean Loureiro, presidente do PMDB de Florianópolis.

O deputado Dirceu Dresch (PT) também manifestou  pesar pela morte de Luiz Henrique. "A notícia da morte repentina do senador Luiz Henrique da Silveira impacta o povo catarinense. Neste momento as diferenças devem ficar de lado. Quando governador, divergimos em muitos pontos, mas convergimos em outros, principalmente na visão sobre a necessidade de garantir o desenvolvimento de Santa Catarina em todas as regiões. Fica na memória a sua liderança na política catarinense e do país."

"Santa Catarina e o Brasil perderam um ícone . Um personagem marcante que participou de momentos cruciais na vida do país. Postou-se acima da mesquinharia política, enaltecendo sempre suas posições e confirmando a qualquer um que vale a pena exercer função pública com decência e lealdade", disse o deputado Doutor Vicente sobre a morte do senador. 

 

Voltar