Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
22:00
Ao vivo

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/03/2018 - 09h17min

Parceria entre Alesc e Cesusc viabiliza ensino superior a estagiárias do PAB

Imprimir Enviar
Programa de ação afirmativa é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Parceria celebrada ainda em 2017 entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e a Faculdade Cesusc, de Florianópolis, viabilizou bolsas de estudos integrais para duas estagiárias do Programa Antonieta de Barros (PAB), desenvolvido pelo Parlamento catarinense. Elas são as primeiras a serem beneficiadas com o acordo.

“Todas as nossas parcerias iniciam em um formato menor e vamos acompanhando os resultados. Se elas se formarem e se entrarem no mercado de trabalho, ampliamos a parceria”, afirmou o diretor-geral da instituição de ensino, Flávio Balbinot.

Para garantir que concluam os estudos, os bolsistas têm acompanhamento do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da faculdade. “Queremos evitar que desistam”, justificou Balbinot.

Francyne Flávia Lemos e Emillyn Daiani da Silva, ambas com 18 anos, são alunas da primeira fase de Direito e de Administração, respectivamente, e estão entusiasmadas com a oportunidade.

“Sabia que ia ser legal, mas não tão legal, estou apaixonada pelas matérias”, contou Francyne, que já faz planos para o futuro. “Me vejo advogando, ajudando outras pessoas e minha família”.

“Estudei bastante, me preparei para o vestibular, graças a Deus deu tudo certo, é uma oportunidade única que todos gostariam de abraçar”, avaliou Emillyn.

Cerca de 300 jovens dentre os atuais estagiários do PAB e egressos do programa de ação afirmativa do Poder Legislativo estavam aptos a concorrer às duas vagas.

“Em torno de 50 manifestaram interesse, mas somente seis fizeram o vestibular da Faculdade Cesusc. A Emillyin e a Francyne tiraram as melhores notas”, descreveu Felipe Corrêa Vieira, assistente administrativo do PAB.

Oportunidade é tudo
Apesar do avanço do ensino superior em Santa Catarina, ainda são comuns os relatos de jovens que são os primeiros de suas casas a frequentarem o ensino superior.

“Não tive a oportunidade de ver alguém da minha família se formar na faculdade”, revelou Francyne, acrescentando que apenas sua madrinha possui curso técnico.

Média 8
Os programas de bolsas de estudos abrangem cerca de 10% dos mais de 2 mil alunos da Faculdade Cesusc. Mas para manter 100% de desconto nas mensalidades, o aluno precisa alcançar média 8 em todas as disciplinas.

“Todos os descontos estão vinculados à média 8. É uma prática da faculdade, nós temos, por exemplo, o bolsa desempenho que oferece desconto para aqueles que tiram a melhor nota. Hoje os nossos melhores alunos são do Prouni, são os que mais se destacam”, registrou Balbinot.

De acordo com os dados do último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que atribui notas de 0 a 5, os cursos de Direito, Administração e Psicologia da Faculdade Cesusc atingiram nota 4.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar