Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/03/2019 - 15h44min

Palestras combatem o preconceito contra a Síndrome de Down

Imprimir Enviar
Vitor Lanis é desenhista e acompanha o pai, Elitan, nas palestras

O artista e comunicador social, Elitan David Lanis, 50 anos, e seu filho e desenhista, Vítor Emanuel Mariano Lanis, encantaram o público que participou na tarde desta quinta-feira (21) do 7º Seminário Estadual e da 6ª Jornada de Atualização em Síndrome de Down, realizado no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa, com a palestra desenhada “O preconceito nosso de cada dia.” Durante o evento foi apresentado a revista em quadrinhos Dauzito e sua turma, que visa combater o preconceito de forma lúdica para crianças e adultos.

Elitan, que é pai de uma menina com Síndrome de Down, Ana Luiza, de 12 anos, enfatizou em sua palestra que o preconceito é construído, é um fenômeno social e não biológico. Para combater esse preconceito, em sua opinião, a informação é primordial, e com essa premissa ele criou a turma do Dauzito, que atualmente já conta com 15 personagens, com diversas deficiências, que vivem suas aventuras de forma natural e sem tratamento diferenciado na revista em quadrinhos.  “Fui presenteado pela vida com uma menina com Síndrome de Down e não há diferenciação entre ela e os outros dois meus filhos, o Vitor e o João, e essa experiência que procuro mostrar na palestra e nas histórias.”

A revista bimensal atualmente é distribuída em palestras e pode ser adquirida pelo site www.dauzito.com.br. “A informação que procuramos levar é de que devemos aceitar as pessoas como são, sem desigualdades, e que todos devem ser tratados da mesma forma”, resumiu o desenhista Vitor Emanuel. Durante a palestra, Vitor desenvolve o enredo tratado por meio de desenhos em storytelling. No final os desenhos foram entregues aos organizadores para um sorteio entre os participantes.

Youtuber
Com mais de 1.500 pessoas inscritas no Youtube (downnews21) e mais de 3,5 mil seguidores no Facebook (canaldownnews), o youtuber Daniel Lino de Miranda, 22 anos, também conquistou o público ao falar de seu canal Down News, que vem retratando o seu cotidiano nas redes sociais. Criado em 2017, o canal veicula, com programas curtos semanais, a inclusão e o combate ao preconceito. Daniel palestrou sobre o combate ao preconceito via Youtube.

Um dos vídeos mais assistidos do youtuber foi o que ele mostrou como utilizar o cartão de débito e ao mesmo tempo conscientizou os pais de crianças com Síndrome de Down de que eles também podem lidar com suas contas no dia-a-dia. “A internet é uma ferramenta que ajuda a combater o preconceito, por ser youtuber já palestrei em eventos pelo Brasil e na Europa, levando a informação das vantagens e até das desvantagens de ter Síndrome de Down.”

Ninguém para trás
Com o tema “Ninguém fica para trás”, a série de palestras apresentadas no 7º Seminário Estadual e da 6ª Jornada de Atualização em Síndrome de Down reuniu mais de 500 pessoas oriundas de todas as regiões do Estado na Assembleia Legislativa. O tema foi proposto pelo deputado José Milton Scheffer (PP) e o evento foi promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em conjunto com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e com o apoio da Federação Catarinense das Associações de Síndrome de Down. Scheffer é autor da lei que definiu a data de 21 de março como o Dia Estadual da Síndrome de Down.

Voltar