Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/07/2018 - 17h43min

Paisagens de SC e do Peru com inspiração expressionista no BRDE

Imprimir Enviar
“Viajar e pintar é basicamente o melhor tipo de viagem que você pode fazer”, afirma o artista plástico
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Explorações: Pinturas de Santa Catarina e Peru, exposição em cartaz até o dia 27 de julho, no Espaço Cultural BRDE, no centro de Florianópolis, aborda cenários dos dois lugares, em viagens feitas pelo britânico residente em Florianópolis, Tadeusz Deregowski. “Viajar e pintar é basicamente o melhor tipo de viagem que você pode fazer”, afirma o artista plástico.

O conjunto de obras criado a partir de viagens de Deregowski, feitas entre 2011 e 2017, celebra as paisagens peruanas e catarinenses, além de refletir toda a vivência do artista. Deregowski busca levar ao espectador, por meio de cores e texturas, a sensação da descoberta dos lugares visitados. As paisagens, cidades e interiores pintados por ele carregam como referência os movimentos artísticos impressionismo e expressionismo, utilizando como técnica tinta a óleo sobre cartão.

Segundo o artista, essa mostra é uma seleção que apresenta a variedade de estilos trabalhados por ele, mas privilegiam a última viagem feita ao Peru e as viagens mais recentes por Santa Catarina. “Todas essas pinturas são produtos do momento. Elas não são clássicos em tudo. Não me preocupo tanto com a objetividade, nem com a harmonia e equilíbrio ou com o legado de Poussin (pintor francês do período barroco), embora eu saiba que ele é magnífico. Eu sou um produto das escolas subjetivistas do norte, especialmente de Van Gogh e Munch (ambos experrionistas).

 

Santa Catarina

Como mora em Florianópolis, os quadros de Santa Catarina foram baseados em explorações da Ilha e principalmente das regiões vizinhas. “A coisa boa sobre Santa Catarina é que tem uma enorme variedade de paisagens dentro de uma área relativamente pequena e os locais são mais tranquilos do que em outras partes do Brasil.”

Adepto dos lugares mais frios, Tadeusz prefere viajar para as regiões de serra e montanha e diz que o estado tem um leque de diferentes culturas. “Ás vezes fico um pouco aborrecido na Ilha e faço viagens regulares, normalmente para Urubici, Alfredo Wagner, Mafra e outros destinos de montanha... Não é um estado grande, mas é grande o suficiente para permitir aos de exploração.”

 

Peru

As pinturas de paisagens peruanas são uma seleção feita a partir de três viagens em 2016, 2017 e 2018. “O Peru tem regiões muito distintas e passei a maior parte da viagem nos Andes – evitei passar muito tempo nas cidades litorâneas por causa do calor. Há também obras feitas em Lima, um lugar extraordinariamente rico em arquitetura – embora muitas vezes dilapidado.”

Com seu humor britânico, Deregowski descreve o Peru como um lugar estranho, mas bom e fala que lá as pessoas são gentis e o deixam em paz para pintar. “Seus filhos não atiram pedras em você como as crianças árabes, nem tentam roubar suas coisas como os pirralhos de Londres. No Brasil as pessoas são corteses também, mas não são tão tímidas. Tudo isso importa, porque se você está pintando você quer se concentrar e se algum idiota fica repetindo ‘o que você está fazendo’ – como uma pessoa em Tijucas fez – isso pode prejudicar sua concentração.”

 

Quem é Tadeusz Derezowski

Nasceu em Aberdeen, uma região provinciana no nordeste da Escócia, notável por prédios de granito taciturnos e severos, segundo ele, onde as pessoas são severas e taciturnas, também conforme sua percepção.

“Eu costumava pedalar ao longo do rio Dee à noite para escapar dos efeitos do tédio da escola e fumar cigarros e, geralmente, me sentia livre. Eu também costumava pintar quadros, embora eu nunca tenha pensado em combinar as duas atividades, até alguns anos depois, quando comecei a fazer aquarelas na Escola de Belas Artes e História da Arte na Universidade de Edimburgo.”

Tadeusz acredita que a arte deve ser acessível a todos e, principalmente no Brasil, vende seus quadros a preços bem atrativos para que um número maior de pessoas possa consumir arte.

Participou de diversos cursos na Europa relacionados à arte e realizou mais de 30 exposições. É representado pela Rose Issa Gallery, de Londres e pela Union Gallery, de Edimburgo.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar