Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/04/2013 - 16h13min

Otacílio Costa realiza 4ª Festa da Madeira para celebrar vocação econômica da cidade

Imprimir Enviar

A cidade de Otacílio Costa, na Serra catarinense, vai promover a 4ª Festa da Madeira nos dias 10, 11 e 12 de maio. O convite para o evento, que deve receber mais de 10 mil pessoas, foi feito pelo prefeito Luiz Carlos Xavier (PDT) na tribuna do Plenário Osni Regis da Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta terça-feira (30). O 31º aniversário de emancipação política de Otílio Costa e o V Rodeio Crioulo da Integração também fazem parte da programação festiva.

“Nós, gestores públicos, costumamos vir a este Parlamento para fazer pedidos políticos, mas hoje viemos fazer um convite”, disse Xavier em seu pronunciamento, ao apresentar aos deputados a festa que apresenta a vocação econômica de Otacílio Costa. “Todo município deveria ter uma festa anual que o identifique”, sugeriu o prefeito.

A cidade é conhecida como a “capital catarinense da madeira” e tem em suas terras, segundo informações do Executivo municipal, 53% da madeira de reflorestamento (pinus e eucalipto) da Serra catarinense, de acordo com estudo de uma universidade do Paraná. As indústrias Klabin (papel e celulose) e Sudati Paineis (MDF) e mais 12 madeireiras geram cerca de 1.500 empregos diretos e são responsáveis por 90% da economia da cidade, que tem 16.337 habitantes, segundo o censo 2010 do IBGE.

Exposição madeireira
As indústrias da cidade devem promover exposição sobre os processos de beneficiamento da madeira durante a festa. Peças de artesanato também serão expostas. Bailes gratuitos com grupos da música tradicionalista gaúcha, missa campeira e atrações culturais locais completam a programação. A 4ª Festa da Madeira será encerrada no domingo (12) com show nacional do grupo Os Serranos.

O evento é promovido pela Prefeitura e a Fundação Municipal de Cultura. Segundo o prefeito, a festa da madeira ficou sem realização nos últimos dois anos. “Nossa intenção em promover novamente a festa é incluí-la nos calendários regional e estadual de eventos. Queremos promover e incentivar nossa maior vocação econômica”, disse.

A rainha da 4ª Festa da Madeira, Andressa de Liz Valin, acompanhada da 1º princesa, Rebeca Almino, e da 2ª Princesa, Marília Valin, também ocupou a tribuna do Parlamento. “Esperamos todos nesta grande festa que será realizada no parque de Exposições Cambará, em Otacílio Costa”, convidou.

A programação da festa está disponível no site http://www.otaciliocosta.sc.gov.br.

Voltar