Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/10/2018 - 16h40min

Operação primavera já alerta a população sobre a ocorrência de desastres

Imprimir Enviar
João Cordeiro Batista Junior, secretário de Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina já alertou a população de vários municípios sobre a ocorrência de desastres naturais desde o lançamento da Operação Primavera, no final de setembro.

“Em Papanduva, no Planalto Norte, 620 casas atingidas por granizo na quarta-feira (3), o alerta foi gerado às 2h44 e às 21h15 foi registrado o evento. O coordenador regional da Defesa Civil foi para o município e antes da meia-noite começou a se fazer a distribuição das lonas”, informou João Cordeiro Batista Junior, secretário de Defesa Civil, que conversou com a reportagem da agência AL nesta segunda-feira (8).

Como a Defesa Civil dispõe de radares meteorológicos e de um sistema de alerta via SMS, o foco é preparar as pessoas para se protegerem das intempéries.

“Queremos melhorar a percepção de risco para que as pessoas e as comunidades fiquem mais resilientes e preparadas e, ao receberem um alerta, saibam o que fazer. E é na primavera que acontecem as mudanças climáticas mais intensas, os maiores eventos adversos aconteceram neste período”, destacou o secretário.

Além de Papanduva, a Defesa Civil atuou nos últimos dias em Xaxim, Xanxerê e Itapoá.

“Em Xaxim e Xanxerê temos atingidos por granizos e estamos avaliando se será ou não decretada situação de emergência. Em Itapoá a situação vai ser homologada, ocorreu uma erosão marinha, pelo menos quatro casas têm danos severos, muitas vias públicas atingidas e a foz do rio Saí-Mirim ficou assoreada”, relatou João Batista.

O que fazer durante um desastre natural?
No caso de ventos fortes, o conselho é evitar o mar e sair dos locais em que o vendaval ocorrerá.

“A Defesa Civil sempre vai avisar, então tem de sair do local, não deixar tábuas soltas e outros objetos, porque podem voar para dentro de casa ou para os vizinhos”, exemplificou João Batista.

Quando o problema é chuva forte, com risco de inundação, os alertas informam o nível do rio, se está subindo e quanto tempo resta para sair de casa. Já se cair granizo e a residência for coberta com telhas mais frágeis, a recomendação é procurar abrigo embaixo de uma mesa, no banheiro ou em locais com cobertura mais resistente.

Como receber os alertas
Para receber os alertas da Defesa Civil é preciso enviar um SMS para o número 40199 informando o código de endereçamento postal (CEP).

Vítor Santos
Agência AL

Voltar