Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/11/2017 - 10h22min

Odacir Zonta recebe título de Cidadão Catarinense

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare (E), proponente do título, Odacir Zonta e presidente Silvio Dreveck
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Em sessão solene, realizada na noite de terça-feira (31), o Parlamento catarinense concedeu ao ex-deputado Odacir Zonta o título de Cidadão Catarinense. O homenageado, nascido no Rio Grande do Sul, em 1945, iniciou a carreira política no Oeste catarinense. Foi prefeito, deputado estadual, deputado federal e secretário de Estado de Agricultura.

O deputado Natalino Lázare, autor da lei 17.236/2017, que outorga o título, afirmou que era um dever de justiça Santa Catarina conferir essa honraria a Odacir Zonta, pela sua trajetória política, pela sua trajetória administrativa e pela sua trajetória pessoal. “Estamos concedendo ao Zonta uma homenagem que ele realmente merece e que Santa Catarina devia para ele”, disse Natalino. Ele acrescentou que o estado deve muito ao homenageado porque como secretário de Agricultura e em outras funções na vida pública Zonta sempre foi um “intransigente defensor do agronegócio”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP), destacou o perfil de Zonta qualificando-o como um homem correto, honesto, muito trabalhador e que já deu uma grande contribuição para Santa Catarina, atuando no estado ou em Brasília, como deputado federal. “O deputado Natalino Lázare lembrou muito bem de conceder o título de Cidadão Catarinense ao nosso ex-deputado Odacir Zonta, que fez parte da nossa sigla por muitos e muitos anos e hoje tem todo o respeito e reconhecimento”, disse Dreveck.

O homenageado comentou que a solenidade fez passar em sua cabeça “um filme” da sua vida, de sua família e de todas as oportunidades que teve até chegar a este momento de ter oficialmente reconhecida sua presença no estado pela Assembleia Legislativa. “É um estímulo, um reconhecimento que eu recebo como um voto de gratidão e um desafio novo. Como cidadão catarinense, oficialmente agora, tenho que honrar cada dia esse título.” Zonta ressaltou a disposição de continuar trabalhando em defesa do agricultor, do cooperativismo, da família e dos valores éticos.

Currículo
Odacir Zonta nasceu na cidade de Encantado, estado do Rio Grande do Sul, a 18 de julho de 1945. Contabilista e professor, ocupou diversas funções públicas e tem ampla atuação no cooperativismo catarinense e brasileiro.

Exerceu o cargo de vice-prefeito de Ipumirim, por duas vezes, entre 1969 e 1973, e 1973 e 1979. Posteriormente, foi eleito prefeito de Concórdia para o exercício de 1989 a 1992; deputado estadual de Santa Catarina, na 13ª legislatura, de 1995 a 1999, e na 14ª legislatura, de 1999 a 2003.

Odacir Zonta também foi deputado federal entre 2003 e 2010, atuando de forma destacada na área do cooperativismo.

Atualmente é consultor da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar