Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/04/2016 - 19h50min

Obra relata a trajetória de precursor do cooperativismo em Santa Catarina

Imprimir Enviar
Ivo Vanderlinde, "O Senhor Cooperativa", durante o lançamento de sua biografia, na Assembleia Legislativa
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A história do cooperativismo em Santa Catarina e a trajetória política do ex-deputado federal Ivo Vanderlinde são temas do livro lançado na noite desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa. Escrita por Dorvalino Furtado Filho, “O Senhor Cooperativa – A Saga de um Desbravador” traz em 12 capítulos o relato de meio século da história do agronegócio, do cooperativismo, da política e história do Brasil sob o ponto de vista do pequeno agricultor que se transformou num defensor do homem do campo e do cooperativismo no Congresso Nacional, principalmente durante a elaboração da Constituição Federal de 1988.

Nascido no interior de Braço do Norte, Vanderlinde fez parte da juventude da extensão rural e foi um dos fundadores da Cravil, uma das maiores cooperativas da América Latina. Esteve em seis organizações cooperativas em todo o estado. “Com o tempo, senti que tínhamos que ocupar outros espaços. Criamos o movimento ruralista para discutir política e foi de onde surgiu a minha candidatura a deputado”, lembra.

Eleito duas vezes deputado federal, Vanderlinde presidiu a Comissão de Agricultura da Câmara, foi autor da primeira lei que concedeu aposentadoria integral ao homem e à mulher do campo. Durante a Constituinte de 1988, coordenou uma frente composta por 220 parlamentares em prol do cooperativismo. “Conseguimos colocar seis artigos relativos ao cooperativismo na Constituição. Por causa disso, recebi do Dr. Ulisses (Ulisses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte) a alcunha de ‘Senhor Cooperativa’”, conta.

Quase 50 anos após participar do início do cooperativismo em Santa Catarina, Vanderlinde demonstra orgulho com a importância que o setor tem na economia estadual. “Conseguimos colocar na Constituição o cooperativismo de crédito em condições iguais ao sistema financeiro nacional. Hoje, as cooperativas de crédito alavancam a agricultura. Ajudei a construir isso e fico feliz por ter dado essa contribuição.”

Legado
Responsável pela biografia de Vanderlinde, Dorvalino Furtado Filho afirma que a obra, além de resgatar a trajetória do ex-deputado, mostra a importância social do cooperativismo e o que Ivo Vanderlinde representa para a política e a economia estadual. “O trabalho desenvolvido por ele resultou em uma série de benefícios sociais para os agricultores catarinenses”, destacou.

O deputado José Milton Scheffer (PP) participou do lançamento do livro. O parlamentar classificou Ivo Vanderlinde como um desbravador do cooperativismo no estado, responsável por inserir milhares de agricultores no mercado, o que gerou renda para famílias em toda Santa Catarina. “Essa obra vai servir de referência para todos que acreditam no cooperativismo e veem na trajetória de Ivo Vanderlinde um exemplo”, comentou o deputado.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar