Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/07/2016 - 19h00min

Obra literária apresenta reflexões sobre a sexualidade na adolescência

Imprimir Enviar
Escritora Camila Figueiredo

Elaborado a partir de um estudo exploratório sobre a compreensão de alunos adolescentes, com relação a sexualidade na juventude, o livro "Adolescentes na sociedade do espetáculo sexting:  vulnerabilidade, alertas, desafios, caminhos a seguir", da escritora Camila Figueiredo, foi lançado na noite desta quinta-feira (21), no hall da Assembleia Legislativa. 

Segundo a autora, a obra, de caráter pedagógico, apresenta uma reflexão feita sob a opinião dos adolescentes. Ela destaca que o estudo foi realizado com foco no fenômeno sexting, ou seja, a conduta de envio, postagem, recebimento, compartilhamento, entre outras ações feitas nas redes sociais sem o consentimento do indivíduo exposto. "Estamos falando de imagens, como fotos e vídeos íntimos, mensagens excitantes ou imagem própria indevida, nas mídias eletrônicas", destacou.

Atualmente, com um acesso fácil e rápido à internet, Camila ressalta que muitos adolescentes não sabem como usar corretamente a ferramenta, de acordo com seu estudo. Sendo que a transformação das relações sociais dos adolescentes no contexto desse mundo midiático potencializa as relações perigosas. "Decorrente da exposição indevida de vídeos e fotos intimas nas redes sociais, em alguns dos casos constatados, o estudo mostrou que ocorrem suicídios", frisou.

Diante dessa realidade, a autora aponta a necessidade urgente de ações de educação preventiva. consciente e crítica que considerem como base dos trabalhos as características peculiares à adolescência e às transformações. "O livro é um desafio a enfrentar essas possíveis relações perigosas dos adolescentes com as mídias via um trabalho coletivo, sempre com destaque para o diálogo. Visamos proteger crianças e jovens, inclusive de suas escolhas ingênuas, imaturas e acríticas diante do universo da internet", argumentou. 

A autora Camila Figueiredo é catarinense e atua em trabalhos de consultoria educacional na Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis. Com experiência na área de educação e psicologia, com ênfase no atendimento a crianças e adolescentes, é mestre em Educação e membro  do  Grupo  de  Pesquisa, Edusex Formação  de  Educadores e Educação  Sexual  CNPq/Udesc. 

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar