Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/02/2019 - 12h59min

Novidade na Alesc, Comissão do Idoso tem primeira reunião

Imprimir Enviar
Instalação da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso elegeu, nesta quarta-feira (27), o deputado Ricardo Alba (PSL) como presidente para os próximos dois anos, com o deputado Fabiano da Luz (PT) de vice. 

A prioridade, segundo o deputado Ricardo Alba, é dar cidadania e assegurar direitos aos idosos em Santa Catarina. “Nosso estado é um dos mais longevos da federação”, destacou.

De acordo com o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), membro da comissão, em 2030 o estado terá 30% de sua população formada por idosos. “Tem muito o que fazer.”

O plano de ação da comissão é trabalhar seminários e palestras com especialistas, membros de outros poderes e associações de idosos. “Ou seja, fazer um compilado de informações no sentido de assegurar políticas públicas, cobrando também do poder público medidas de inserção social e do direito dos idosos”, afirmou o presidente.

A comissão também é formada pelos deputados Luiz Fernando Vampiro (MDB), Marlene Fengler (PSD), Romildo Titon (MDB) e Sergio Motta (PRB).

Criança e Adolescente
Em seguida foi instalada a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O deputado Sergio Motta (PRB) é o presidente neste biênio, com Valdir Cobalchini (MDB) de vice.

Sergio Motta listou o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e a luta contra o abuso sexual e os maus tratos como prioridades do trabalho da comissão. “A gente quer proteger as crianças e adolescentes. Muitos dizem que eles são o futuro do nosso país e nós afirmamos que eles são o presente.”

Assegurar os direitos básicos desta população mais nova será um dos objetivos. “Queremos estar presentes para que o futuro seja brilhante, para que possamos ter um país com pessoas formadas, felizes e com saúde. A criança tem direito à educação, à saúde, então vamos lutar pra isso, junto com órgãos públicos e Ministério Público”.

Completam a comissão os deputados Ana Campagnolo (PSL), Ismael dos Santos (PSD), Jair Miotto (PSC), Romildo Titon e Paulinha (PDT).

Voltar