Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/06/2018 - 17h11min

Nova Veneza aguarda 100 mil visitantes para a 14ª Festa da Gastronomia

Imprimir Enviar
O Carnevale di Venezia é um dos pontos altos da festa que celebra a cultura e a gastronomia italianas

Visando celebrar a cultura e as tradições herdadas dos colonizadores italianos, o município de Nova Veneza, no Sul do estado, realiza entre quinta-feira (14) e domingo (17), a 14ª edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana.

Durante o evento, que também marca os 127 anos de fundação e os 60 anos de emancipação político-administrativa do município, restaurantes e tendas de comida oferecerão aos visitantes pratos característicos da culinária italiana. Também estão previstas várias outras atrações, todas com entrada franca, tais como apresentações de dança, shows com bandas e corais, olimpíadas coloniais e um concurso de degustação de vinhos às cegas no Espaço Enogastronômico.

Considerado um pontos altos da festividade, o desfile do Carnevale di Venezia, acontece às 21h de sábado, com os participantes se apresentando em cortejo pelas principais ruas da cidade em com trajes e máscaras tradicionais e ao som de música italiana. Outro destaque da programação é a Saga dos Valentes, marcada para as 9h de domingo, quando centenas de famílias percorrem a Rua dos Imigrantes com o objetivo de homenagear os primeiros habitantes da cidade.

A programação completa da festa pode ser acessada no site.

Fomento econômico e divulgação
De acordo com o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, a Festa da Gastronomia Típica Italiana deve mobilizar boa parte dos 14 mil habitantes do município e trazer benefícios para toda a economia local. Cerca de 800 pessoas, entre servidores municipais, colaboradores e voluntários, estão envolvidas diretamente na preparação das atividades, nas quais foram investidos aproximadamente R$ 800 mil por parte da prefeitura, com uma previsão de se alcançar uma movimentação financeira próxima a R$ 2 milhões.

"Não só hotéis, restaurantes e o comércio local serão beneficiados com a festa, mas diversos outros segmentos. Tudo o que será servido em termos de gastronomia é produzido na própria cidade, por meio da agricultura familiar e cooperativas, em atividades que envolvem muitas pessoas."
Caso as expectativas se confirmem, disse o prefeito, a cidade receberá cerca de 100 mil visitantes, vindos não só da região, mas também de outros pontos do estado e do país, a exemplo do que aconteceu na edição da festa de 2017. "Este é um número muito expressivo, que certamente vai mexer com a nossa economia, mas também esperamos que favoreça a divulgação do município, o que é muito importante. Desejamos que o turista que venha a Nova Veneza para a festa saiba o que a cidade tem para oferecer e volte durante todo o ano."

Alexandre Back
Agência AL

Voltar