Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/03/2015 - 17h02min

Nova edição do Reviver intensifica combate às drogas em Santa Catarina

Imprimir Enviar
Deputados e governador participaram da solenidade. FOTO: Facebook/Deputado Ismael dos Santos

A Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), a Assembleia Legislativa e o governo do Estado assinaram um termo de compromisso para dar continuidade ao Reviver, programa para acolhimento de dependentes químicos. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (31), às 10h, no auditório da fundação, e contou com a presença de membros da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Alesc, o governador Raimundo Colombo, o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, e representantes de Comunidades Terapêuticas (CTs) que participam do programa.

O deputado Ismael dos Santos (PSD), presidente da comissão, destacou que nessa nova etapa é necessário expandir para a região oeste do estado, onde apenas Chapecó possui CTs. Outras demandas são o atendimento a pacientes femininas, pois há poucas comunidades habilitadas a atender exclusivamente mulheres, e o atendimento a menores, que precisam de cuidados especiais e equipes maiores do ponto de vista técnico e de segurança.

No novo edital do programa, o número de Comunidades Terapêuticas beneficiadas deve aumentar de 68 para 100, o que amplia também o número de vagas para atendimento, sendo 10 em cada CT. Teresa Silva, que esteve internada durante nove meses na Comunidade Vó Maria, de Santo Amaro da Imperatriz, deu seu depoimento sobre a importância das Comunidades Terapêuticas para a recuperação de dependentes químicos como ela.

“Sabemos da complexidade que este programa tem. Podemos contribuir do ponto de vista técnico-científico para a resolução deste problema que não é só de Santa Catarina, mas sim mundial”, diz Gargioni. As principais características do Reviver são a pesquisa e a inovação na atenção dos dependentes químicos. Os recursos estaduais são voltados ao acolhimento, à capacitação das equipes das CTs e à melhoria da estrutura de atendimento das comunidades que prestam esse serviço. Lançado em 2013 e iniciado em 2014, o Reviver já atendeu cerca de 7 mil pessoas.

O programa é administrado pela Fapesc em parceria com a Fapeu (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão Universitária). Também estão envolvidos profissionais de vários órgãos e instituições, como Conen (Conselho Estadual de Entorpecentes), secretarias de Estado da Assistência Social, Combate à Fome, Habitação, Trabalho e Renda, da Saúde, de Segurança Pública, da Justiça e Cidadania e da Educação, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).
 

(Assessoria da Fapesc)

Voltar