Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2013 - 13h00min

Noite de homenagens marca os 25 anos de fundação do Sindifisco

Imprimir Enviar
Sessão especial marcou o aniversário da entidade que representa os auditores fiscais da Receita Estadual. FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

Em noite de homenagens, os 25 anos de fundação do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco) foram comemorados, nesta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa. A solenidade proposta pelos deputados Gilmar Knaesel (PSDB), Renato Hinnig (PMDB) e Aldo Schneider (PMDB) foi marcada pelo lançamento da 2ª Edição do Livro “História do Fisco Catarinense – Construindo uma Santa Catarina melhor”.

Com as dependências do Plenário Deputado Osni Régis lotadas, o presidente do Legislativo, deputado Joares Ponticelli (PP), abriu a sessão especial salientando a importância da entidade, que representa a categoria profissional dos auditores fiscais da Receita Estadual. Segundo o parlamentar, nos 25 anos de atuação, é visível a contribuição que o Sindicato juntamente com seus filiados tem dado ao progresso e desenvolvimento do Estado.

“O trabalho de arrecadação dos tributos realizado pelos fiscais é um dos principais fatores que permite o avanço, no orçamento do estado, a cada ano. Devemos essa conquista ao profissionalismo e dedicação dos servidores da fazenda, sendo que o Sindifisco tem sido o elo entre o governo e a sociedade”, destacou Ponticelli.

Ao considerar uma história recente, com apenas 25 anos de trajetória, Knaesel ressaltou que os resultados práticos fortaleceram a credibilidade do trabalho realizado pela entidade. “Este é um sindicato que, além de contribuir com a Secretaria da Fazenda e contribuintes, se preocupa com os outros segmentos do funcionalismo público. Este sem dúvida é um fator que faz o diferencial”, frisou.

Na condição de colega fazendário, o deputado Aldo Schneider falou sobre a satisfação de participar da solenidade. O parlamentar mencionou que a iniciativa mostra o quanto a categoria é importante para o desenvolvimento do estado, em especial no que se refere aos cuidados com o erário público. 

Já o deputado Renato Hinnig pontuou a homenagem como justa, devido ao trabalho do Sindifisco ao longo desses anos. “Na posição de um dos fundadores do sindicato é gratificante ver o trabalho da categoria receber esta homenagem. São anos de trabalho na defesa dos interesses de Santa Catarina, mas que, acima de tudo, tem tido a preocupação com o desenvolvimento do estado”, observou.

Representante dos homenageados, o presidente do Sindifisco, Fabiano Dadam, falou sobre os 25 anos de trabalho e a concretização da história de sucesso da entidade. De acordo com o presidente, desde a fundação o sindicato luta com determinação mantendo sua preocupação com o serviço público e com o comprometimento do servidor auditor fiscal em prestar um bom trabalho. “Nossa bandeira é prestar um bom serviço ao cidadão catarinense. Receber esta homenagem representa o respeito que o Parlamento e a sociedade têm pelo nosso trabalho”, acredita.

Durante a solenidade placas comemorativas em reconhecimento a atividade do Sindifisco foram entregues pelo Poder Legislativo aos homenageados.

Lançamento do livro
A 2ª edição do livro “História do Fisco Catarinense – Construindo uma Santa Catarina melhor”, de autoria do jornalista Moacir Pereira, lançada na noite desta terça-feira, mostra a evolução do trabalho da categoria até os dias atuais. O escritor falou sobre o privilegio de ouvir diretores, presidentes, ex-integrantes do sindicato e membros da sua corporação, na busca de documentação, elaboração, redação para finalmente a edição desta obra, que teve seis anos de dedicação.

“Antes mesmo da fundação do sindicato, eu já procurava profissionalmente valorizar as atividades da entidade, por identificar uma grande importância no funcionamento do Estado. Mas confesso que naquela época tinha uma visão de que os fiscais eram muito técnicos, rigorosos e em alguns momentos até frios em relação às demais corporações, porém o convívio durante esta pesquisa revelou funcionários zelosos, éticos e independentes, com espírito público e o firme propósito de atuar contra a sonegação e orientação aos contribuintes e sobre tudo no efetivo cumprimento da lei”, revelou.

Sindifisco
Fundado em 22 de outubro de 1988, com sede e foro em Florianópolis, o Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina é uma organização sindical, sem fins lucrativos que representa a categoria profissional dos auditores fiscais da Receita Estadual do Estado de Santa Catarina. Desde a fundação, seu principal objetivo é promover a valorização da atividade fiscal e a melhoria da qualidade de vida dos catarinenses.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar