Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/09/2016 - 15h45min

No Dia Internacional do Idoso, ONU destaca combate à discriminação por idade

Imprimir Enviar

Com a proposta de sensibilizar a sociedade sobre as questões e os desafios do envelhecimento no mundo atual, o Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, tem como tema neste ano o combate à discriminação por idade. A intenção da campanha da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data comemorativa em 1991, é convocar todos a refletirem sobre esse problema e o impacto negativo que traz aos idosos. A iniciativa prevê, ainda, estratégias capazes de identificar e combater atitudes de preconceito relacionadas ao envelhecimento, como desvalorização, marginalização, negligência e abusos.

Análises realizadas recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que atitudes negativas e discriminação por idade contra idosos são generalizadas. Sessenta por cento dos entrevistados pela OMS no levantamento "World Values Survey" relataram que idosos não são respeitados. Mais de 83 mil pessoas em 57 países participaram da pesquisa que avaliou atitudes de indivíduos de todas as faixas etárias em relação aos idosos.

De acordo com a ONU, as formas discriminatórias como as pessoas idosas são tratadas têm impacto na saúde física e mental dessa população. Muitos se sentem um fardo, colocando-se em risco de depressão e isolamento social. Pesquisa publicada recentemente aponta que idosos que têm opiniões negativas sobre seu próprio envelhecimento não se recuperam bem de deficiências e vivem, em média, 7,5 anos a menos do que pessoas com atitudes positivas.

A ONU alerta que a incapacidade de resolver o problema da discriminação por idade mina os direitos dos idosos e dificulta a sua contribuição para a vida social, econômica, cultural e política. Por isso, o objetivo da campanha referente ao Dia Internacional do Idoso 2016 é desafiar os estereótipos negativos equivocados relacionados ao envelhecimento.

População crescente
O envelhecimento da população é um fenômeno mundial. De acordo com as Nações Unidas, a população com 60 anos ou mais em 2012 era de 810 milhões de pessoas, constituindo 11,5% do total. A projeção é alcançar, até 2050, a marca de 2 bilhões no mundo, cerca de 22% da população global.

A Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios (Pnad) divulgada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 23,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país. Corresponde a mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de indivíduos.

Segundo o relatório “Envelhecendo em um Brasil mais Velho”, do Banco Mundial, publicado em abril de 2011, a população idosa no Brasil, que correspondia a 11% da população em idade ativa, será de 49% em 2050.

Especialistas avaliam que todas essas mudanças terão impactos significativos em termos de crescimento econômico, saúde, educação e previdência.

Por uma velhice sem preconceitos
Na opinião da assistente social que atua como técnica de grupos do Sesc Prainha, Arlei de Souza Borges, o crescimento da população idosa tem estimulado instituições públicas e privadas a desenvolverem políticas, programas e projetos voltados a esse público. “Consequentemente, acredito que as pessoas passam a encarar o envelhecimento de forma diferenciada. Elas vão entendendo que é um mito pensar que o idoso não pode contribuir mais, não é ativo, que está relegado ao papel de só ficar em casa, não pode sair para fazer uma atividade física, conviver com amigos ou viajar. Hoje vemos muitos idosos atuantes no mercado de trabalho, circulando nos ônibus, frequentando universidades, trabalhando, em atividades de lazer.”

Ela destacou o projeto criado pelo Sesc chamado “Idoso em Foco”, que tem como objetivo proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento, incentivando a interação social, o protagonismo e o empoderamento do público-alvo. A ação conta com atividades de lazer, educação, saúde, cultura e assistência. Atualmente, a unidade local atende cerca de 600 idosos. “Eles estão inseridos em atividades como vôlei câmbio, grupos de canto, aula de teclado, ginástica máster, pilates, musculação, informática, entre outras.”

Exemplos
O aposentado Hélio Birochi, de 78 anos, participa do projeto “Idoso Empreendedor” do Sesc há quase um ano. A iniciativa tem como finalidade estimular o convívio social e a prática de atividades em grupo por meio do ensino da informática. “Estou avançando devagarzinho”, disse. “Também estudo no Núcleo de Estudos da Terceira Idade, na Universidade Federal de Santa Catarina. Antes disso, estudei por dez anos com uma turma na Universidade de São Paulo. Isso é motivo de muito orgulho pra mim.”

Para a instrutora do projeto, Elaine Cristina de Souza Medeiros, ensinar informática para idosos é gratificante. Ela tem 90 alunos de 53 a 90 anos. “Não é fácil. Temos que entender que eles não nasceram com a tecnologia, então é mais difícil assimilar. A palavra-chave é paciência. Tem que repetir, exercitar, estimular a prática”, comentou. “É maravilhoso receber o retorno deles sobre a interação com a tecnologia, como quando falam que conseguiram fazer contato com familiares que moram longe por e-mail ou redes sociais”, complementou.

Outra participante do “Idoso em Foco” é Francisca Cordeiro de Oliveira, de 67 anos, que faz aula de vôlei câmbio, uma modalidade adaptada à terceira idade. “Temos que envelhecer com qualidade de vida. A minha principal prioridade hoje é viver tranquila, com saúde, interagir com meus amigos, ser feliz.”

Estatuto do Idoso
O dia 1º de outubro também marca a promulgação da Lei 10.741, em 2003, que instituiu o Estatuto do Idoso no Brasil. O estatuto prevê em seus 118 artigos uma série de direitos aos maiores de 60 anos. Entre eles estão o atendimento preferencial nos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; a proibição de discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade; descontos de 50% em atividades culturais, de lazer e esporte; gratuidade nos transportes coletivos públicos aos maiores de 65 anos, com reserva de 10% dos assentos para os idosos; reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados.

SERVIÇO

Confira a programação de eventos alusivos ao Dia Internacional do Idoso no estado

Debate “A Importância do Fundo Estadual do Idoso na Efetivação dos Direitos dos Idosos em Santa Catarina”
Data: 10/10
Horário: 13h30
Local: auditório da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), no campus Pedra Branca, em Palhoça
Organização: Conselho Estadual do Idoso

 

Seminário Envelhecimento Consciente
Data: 18/10
Horário: 18h às 19h
Local: Auditório da OAB/SC, Agronômica
Organização: Comissão do Direito do Idoso da OAB/SC e Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Florianópolis

Informações e inscrições: (48) 3239-3560
Aberto ao público

11º Festival de Ginástica e Dança para Idosos
Data: 25/10
Horário: 14h às 17h
Local: Ginásio 2 do Cefid - Udesc, Coqueiros
Organização: Geti/Udesc
Informações e inscrições: (48) 3664-8659 (vagas limitadas)

Encerramento do Projeto Idoso em Foco – 3º Seminário Internacional “Envelhecimento e cuidados com dignidade: velhos dilemas e novas perspectivas”
Data: 7/11
Horário: 8h30 às 18h
Local: Auditório da Celesc, Itacorubi
Organização: Associação Reciclázaro – Sesc Florianópolis e Associação Nacional de Gerontologia (ANG/Brasil)
Informações e inscrições: (48) 3229-2200 | 9191-3095
Aberto ao público


*** Consulte no site do Sesc a agenda estadual detalhada do Projeto Idoso em Foco

 


Com informações da Organização Pan-Americana da Saúde/OMS

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar