Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/10/2018 - 15h49min

NISA de Xanxerê tem 100% de sucesso em 10 meses de trabalho

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

O Núcleo Setorial de Suporte ao Programa de Combate à Evasão Escolar (NISA) de Xanxerê conseguiu reverter os mais de 30 casos de insucesso ou evasão escolar durante os 10 meses em que atua no município.

“Mudamos a realidade das crianças e das escolas. A criança não consegue se encaixar? Resgatamos o querer ir à escola, não estamos deixando os alunos se perderem no caminho”, afirmou Geovana Maria Weber Zandoná, pedagoga, integrante do Nisa de Xanxerê, durante o 1º Encontro Estadual do NISA, que prossegue nesta sexta-feira (19) na Assembleia Legislativa.

Segundo Zandoná, o sucesso decorre da atuação em rede e da cobrança mútua.

“É muito trabalho, muito compromisso, é todo dia, isso tem de acontecer, o que faltou que não aconteceu? Que ator deixou de desempenhar seu papel para mudar a vida daquela criança?”, explicou a pedagoga, acrescentando que integram a rede 11 escolas estaduais e 11 municipais, o conselho tutelar, Creas, Cras, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria Municipal de Saúde.

Neuza Luiz, diretora de Escola Municipal João da Cruz e Sousa, também integrante do NISA, contou a história de um menino de 14 anos.

“Estudava em outra escola, veio para a quinta série. Não gostava de estudar porque queria trabalhar. Mora com a mãe e mais quatro irmãos, o pai foi matado, queria ajudar a mãe. Fiz uma proposta, ‘se você retornar para a escola eu dou um jeito de você trabalhar’. Conseguimos, hoje é menor aprendiz, de 16 de março para cá, nenhuma falta, e a mãe trabalha fora, é diarista”, descreveu a diretora.

 

Parceria com a Alesc

O 1º Encontro Estadual do NISA, que acontece no plenarinho Paulo Stuart Wright, é resultado de parceria entre o Ministério Púbico Estadual e a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar