Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/08/2018 - 10h49min

Na tribuna, Sebrae apresenta projetos turísticos em desenvolvimento no Oeste

Imprimir Enviar
Projetos apresentados pela consultora estão sendo desenvolvidos pela instituição, em parceria com prefeituras da região Oeste, para consolidar o turis

A consultora do Sebrae, Sílvia Nowalski, apresentou na tribuna da Assembleia Legislativa durante a sessão ordinária desta quinta-feira (16), projetos que estão sendo desenvolvidos pela instituição, em parceria com prefeituras da região Oeste, para consolidar o turismo rural como atividade econômica na região. As belezas naturais, a história, a cultura, as paisagens e águas termais são alguns dos recursos que vêm sendo explorados nos projetos de quatro regiões turísticas no Oeste catarinense. O convite para a apresentação do trabalho realizado foi uma iniciativa da deputada Luciane Carminatti (PT).

Sílvia informou que os projetos iniciados há três anos visam ao desenvolvimento do turismo rural como atividade econômica que possa gerar rendimentos aos municípios catarinenses. “O êxodo rural é uma realidade cada vez mais presente e a sucessão nas propriedades rurais está comprometida. O turismo rural é uma alternativa para viabilizar uma renda complementar para essas propriedades”, defendeu.

A consultora destacou as principais iniciativas que estão se concretizando na região. Um exemplo é o município de São João do Oeste, que está se consolidando como destino turístico graças a um empreendimento que explora a água termal, considerada uma das mais quentes do Brasil. Já no município de Quilombo, foi iniciado um trabalho para estruturação do turismo no Salto Saudades, um conjunto de sete cascatas de uma beleza lindíssima, segundo a consultora. “O município já tem recursos para executar o projeto”, disse Sílvia. Também está prevista no município a construção de um complexo de piscinas com água termal. Ainda, foi criada uma rota de turismo rural que se chama Encantos Rurais de Quilombo, a qual abrange oito propriedades.

Em Irani, o Sebrae apoia o desenvolvimento de um projeto de turismo histórico-cultural, que visa a resgatar e valorizar a história do Contestado e também levantar a autoestima da cidade. “O município já tem recursos assegurados para a construção do Parque dos Heróis”, informou a consultora.

Em Arvoredo, o principal foco de trabalho será o turismo de lazer e gastronomia. O Sebrae desenvolveu projeto para construir uma prainha artificial junto ao lago da usina, ainda sem recursos assegurados. E em Passos Maia, está em execução um projeto de turismo ecológico, que tem como foco o Parque Nacional das Araucárias, uma reserva ambiental com 12 mil hectares de área. “Foi traçada uma rota que privilegia o pequeno agricultor e termina no parque, de modo a trazer dividendos para o município”, disse Silvia.

O turismo é uma atividade que tem resultado no longo prazo, conforme destacou a representante do Sebrae na tribuna, pedindo apoio dos parlamentares na elaboração de leis e construção de políticas públicas. “Nós já temos resultados dessas iniciativas e de outras. O mais importante é que os municípios entenderam que esse é um caminho. Mas não basta vontade, o turismo exige investimentos financeiros e políticas públicas”, ressaltou.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar