Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/12/2012 - 10h52min

Na terceira edição, Programa ‘Cem cópias, Sem Custos’ contempla sete novas obras

Imprimir Enviar
Autor do programa, deputado federal Jorginho Melo participou do lançamento das novas obras

O Parlamento catarinense, em conjunto com a Diretoria da Imprensa Oficial e Editora de Santa Catarina (Dioesc), realizou na noite desta segunda-feira (3), no hall do Palácio Barriga-Verde, o lançamento de sete novas obras literárias, por meio do programa “Cem Cópias, sem Custos”. Em sua terceira edição, o programa visa incentivar a produção cultural catarinense, valorizando escritores, compositores e artistas em geral, que não têm condições financeiras ou apoio para publicar seus trabalhos. Foram contemplados textos de poesia, Medicina, Filosofia, Educação e romance.
Autor da lei que deu origem ao programa (Lei Estadual nº 15.019/2009), quando exerceu interinamente o Governo do Estado, em 2009, o deputado federal Jorginho Mello (PR) afirmou que até o momento o programa já beneficiou aproximadamente 30 autores. A iniciativa só foi possível com a mudança da estrutura da Imprensa Oficial do Estado, que passou a atuar também como editora pública, considerada a primeira com este perfil no país.
“Foi um grande passo em favor da educação, cultura e cidadania. Esta é uma lei de inclusão e de oportunidade, que me dá muito orgulho, pois possibilita revelar novos talentos”.
O diretor da Dioesc, Valdenir Kruger, elogiou a qualidade dos textos e afirmou que outros 22 trabalhos estão na fila para a publicação. “Tive a oportunidade ler vários livros e os conteúdos são fantásticos. Estas pessoas trabalham com muita seriedade e prestam um grande serviço à cultura de nossa sociedade, o que nos dá muito orgulho em materializar suas obras”.

Autores elogiam a iniciativa
Natural do município de Água Doce, Vagner Antônio Hartcopf viu no programa a oportunidade de ver publicado seu livro de poesias, intitulado “Poemas Reunidos”. “Este projeto é muito positivo, pois vem ao encontro de muitos autores amadores que não têm condições de lançar seus textos”, afirmou o escritor, que possui outros trabalhos à espera de publicação, em poesia e composições musicais.
Com o livro “Prisioneiros do Passado”, romance histórico ambientado no município de Palhoça e na antiga Nossa Senhora do Desterro, Therezinha Cacilda Monteiro Mann contou satisfeita que esta é a sua segunda publicação por meio do “Cem Cópias, Sem Custos”. O novo livro tem como pano de fundo a Revolução Farroupilha e traz como personagens maçons, piratas e escravos. “Meu livro tem afoitezas de imaginação no meio de histórias verídicas”, explicou.
Therezinha, que faz parte da Associação Literária Florianopolitana (Aliflor), destacou que o programa é, para inúmeras pessoas, a oportunidade de inserção na carreira literária. “Existem muitos trabalhos bons esquecidos em gavetas por falta de oportunidades de publicação. Esta iniciativa não pode parar, senão muitos pequenos escritores vão ficar só com seus sonhos”, disse.
Também beneficiada pelo programa, por meio da obra “Estado Constituição e Cidadania, a Construção da Justiça Social Através da Educação”, Elenir Lúcia Cericatto, destacou que a lei 15.019/2009 se constituiu em um grande passo para a melhoria da educação no estado.
Ela contou que em janeiro deste ano, durante participação do Mérito Internacional da Justiça, em Sintra, Portugal, foi homenageada pela obra, que trata da inclusão da disciplina de cidadania nos currículos escolares. Na oportunidade um exemplar da publicação foi doado ao acervo da biblioteca de Coimbra. “Isto significa sermos vistos entre escritores mais famosos do Direito”, comemorou. (Alexandre Back)


Obras contempladas

Livro do Tempo
Autora: Rita de Cássia Cornejo da Silva
Gênero: Poesia

Estruturalismo na Microfísica Escolar
Autor: Tarcísio Voss
Gênero: Filosofia e Sociologia.

Poemas Reunidos
Autor: Vagner Antonio Hartcopf
Gênero: Poesia.

A História da Escola da Seta
Autora: Vera Lucia Vieira Rodrigues
Gênero: Educação e Pedagogia

Prisioneiros do Passado
Autora: Therezinha Cacilda Monteiro Mann
Gênero: Romance.

Estado Constituição e Cidadania, Justiça Social Através da Educação
Autora: Elenir Lúcia Cericatto
Gênero: Política Educacional

A Doença de Alzheimer
Autora: Ana Maria Pereira Peixe
Gênero: Medicina

 

Voltar