Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/04/2014 - 17h28min

MPSC e PM apresentam ações para o enfrentamento às drogas e ao tráfico

Imprimir Enviar

A Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Ismael dos Santos (PSD), recebeu na tarde desta quarta-feira (16) o coordenador estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar, tenente-coronel Sidnei Schmidt, e o presidente do Comitê de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público de Santa Catarina, procurador de justiça Aurino Alves de Souza. Estiveram em pauta as ações do Proerd e do Ministério Público para o enfrentamento às drogas e ao tráfico no estado.

O contato com os dois órgãos estava sendo programado há algum tempo, segundo Ismael dos Santos. “Queremos reforçar nossas metas para 2014, com a ajuda do Ministério Público e Polícia Militar. Vamos nos associar à caminhada do MP e ouvir as intenções do Proerd para ampliarmos suas ações educacionais”.

De acordo com o procurador, a Frente de Combate ao Tráfico do MP/SC surgiu por meio do Conselho Nacional do Ministério Público, que instituiu como meta o atendimento a todas as comunidades para tratar o problema. “O Ministério Público de Santa Catarina formou um Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas reunindo todos os membros que participam do Conselho Nacional de Direitos Humanos nas áreas da educação, saúde, infância e juventude, violência doméstica e família, para que possamos abranger todos os setores que têm envolvimento com a questão das drogas.”

O procurador tratou também da importância da implantação de conselhos municipais para auxiliar o trabalho do Ministério Público. Segundo ele, a Política Nacional de Enfrentamento às Drogas preconiza a formação do Conselho Nacional, dos Conselhos Estaduais e dos Conselhos Municipais. Os Conselhos Municipais fazem a análise dos problemas locais e estabelecem metas e políticas sociais que serão efetivas no combate às drogas no local. “A questão das drogas muitas vezes é localizada, no litoral e oeste do estado temos, por exemplo, a entrada das drogas. Já nas outras regiões temos mais forte a compra. Por isso, a importância de intensificar determinadas ações em cada local”.

Relativo às atividades educacionais preventivas da Polícia Militar, o coordenador do Proerd, tenente-coronel Sidnei Schmidt, apresentou o funcionamento do programa e sua efetividade no estado. “Estamos há 16 anos em Santa Catarina e presenciamos que, com a informação repassada pelos instrutores voluntários da PM, nossas crianças podem tomar a decisão correta, lá na frente, de ficar longe das drogas”.

O Proerd desenvolve atividades educacionais aos alunos das 5ª séries de escolas da rede pública municipal e estadual e de escolas particulares em mais de 260 municípios, e atendeu, desde 1998, mais de um milhão de crianças em Santa Catarina.

O que é o Proerd
O Proerd é um Programa essencialmente preventivo, precede as ações de repressão ao uso e tráfico de drogas, e à contenção de todas as formas de violência e em todos os seus aspectos (físicos/psicológicos) e, como tal, tem como finalidade evitar que crianças, adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos acerca do problema em tela.

O Programa, através de suas lições, ensina aos alunos, de forma simples, desconstraída e lúdica utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros e auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizerem “não” às drogas e à violência.
O Proerd tem por base o projeto D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), com origem na cidade de Los Angeles, Califórnia – EUA, em 1983, foi desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, policiais e pedagogos, sendo aplicado então pelo Departamento de Polícia de Los Angeles – LAPD –, em parceria com o Distrito Unificado Escolar daquela cidade, obtendo grande sucesso e aceitação, o que fez com que rapidamente se estendesse para todos os estados norte-americanos. Hoje administrado pela Organização não governamental D.A.R.E. Internacional, com sede no referido local e sendo desenvolvido em mais de 50 países.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar