Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/09/2017 - 13h13min

Movimento Tradicionalista Gaúcho de SC pede maior apoio do poder público

Imprimir Enviar
Ciro Harger, diretor de eventos do MTG-SC

O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina (MTG-SC) completou, em maio deste ano, 44 anos de fundação. Na manhã desta quinta-feira (21), durante sessão ordinária no Plenário Osni Régis, a tradicional data de 20 de setembro foi lembrada pelos parlamentares. Além de exaltarem a importância do tradicionalismo gaúcho também em Santa Catarina, os deputados concederam espaço na tribuna ao diretor de eventos do movimento, o tradicionalista Ciro Harger, que enalteceu a Semana Farroupilha e pediu maior apoio do poder público para preservação e manutenção da cultura gaúcha no Estado.

Segundo Ciro Harger, o movimento tem enfrentado dificuldades por conta da falta de segurança jurídica e uma legislação que dê maior suporte ao movimento em Santa Catarina.  “Nós entendemos que precisamos fazer uma nova legislação para que possamos manter a nossa tradição. Para os senhores terem ideia, nos anos de 2014 e 2015 tínhamos uma média de 20 a 22 eventos por final de semana. Hoje, não chegamos a 15”.

Harger ainda afirmou que o movimento tem sofrido com ataques de Organizações Não Governamentais (ONGs) de animais que acusam os eventos do movimento de praticarem maus tratos. “Os tradicionalistas estão fazendo sua parte, mas precisamos que o governo se integre junto a nós, dê maior suporte e segurança para que assim possamos juntos, de mãos dadas, vencer essas batalhas”.

O pronunciamento foi encerrado com a declamação de uma poesia e o canto dos tradicionalistas Celso Martins, do Grupo Raízes do Verso, e Amilton Correia, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Praianos.

Voltar