Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/04/2014 - 18h37min

Movida fará ato em memória das vítimas de doenças e acidentes de trabalho

Imprimir Enviar
Só em 2013, foram registrados 711 mil acidentes de trabalho no Brasil. FOTO: Elza Fiúza/ABr

O coordenador do Movimento Catarinense em Defesa da Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da Classe Trabalhadora (Movida), Sabino Bussanello, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (23) para divulgar a realização de um ato público em memória das vítimas de doenças e acidentes de trabalho. O evento ocorrerá no dia 28 de abril, em Joinville. As lideranças do movimento planejam entregar um documento oficial às autoridades locais com as principais reivindicações e proposições da classe .

Bussanello destacou que Santa Catarina ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de acidentes e doenças do trabalho. “A cada mil pessoas, 7,6 são acometidas ou adoentadas pelo processo produtivo”, disse. Ele citou, ainda, uma pesquisa recente coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Univali, feita a partir da análise de benefícios previdenciários concedidos no período de 2005 a 2011. O estudo revelou que Santa Catarina apresenta 48% mais doenças de trabalho do que a média nacional.

Dados de abrangência nacional também foram comentados pelo coordenador do Movida. “O Brasil registrou no ano passado mais de 711 mil acidentes de trabalho. A Previdência Social gastou mais de R$ 650 milhões com a cobertura dos benefícios acidentários. Calcula-se que em torno de 4% a 5% do PIB está sendo direcionado somente para essas questões”, ressaltou.

O objetivo do ato público, conforme Bussanello, é promover a reflexão sobre o tema e sensibilizar a sociedade catarinense para reduzir os casos de acidentes e doenças provenientes do trabalho. “Reiteramos o convite para que possamos travar essa luta em conjunto”.

O deputado Neodi Saretta (PT) foi designado pelo presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), para representar a Casa no evento. “Esta posição do estado não nos orgulha. Precisamos de ações efetivas para diminuir os casos de adoecimento causado pelo trabalho”, falou Saretta, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador. 

O ato público é promovido pelo Movida há anos, sempre em uma cidade diferente do Estado. No ano passado, cerca de 1.500 manifestantes participaram do ato realizado em Criciúma. A organização é da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina), UGT (União Geral de Trabalhadores (Fetiesc), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Força Sindical, Sinergia, entre outras entidades dos movimentos sindical e social.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar