Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/11/2012 - 16h51min

Mostra de cinema exibe, de graça, 36 filmes brasileiros e estrangeiros

Imprimir Enviar

Começa na próxima segunda-feira (3), no auditório do Cesusc, em Florianópolis, a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O evento exibirá de graça, até o dia 8 de dezembro, 36 filmes brasileiros e de outros países sul-americanos que geralmente não são exibidos nas salas de cinema convencionais.
De acordo com a produtora da mostra, Luiza da Luz Lins, trata-se de uma oportunidade do público assistir a filmes brasileiros de alta qualidade, que estão fora do circuito de cinema comercial. “A safra de filmes deste ano é uma das melhores da mostra e retrata o bom momento vivido pelo cinema brasileiro”, explica.
Algumas das produções são premiadas, como o filme “Hoje”, da diretora Tata Amaral, vencedor do 44º Festival de Cinema de Brasília. O longa conta a história de Vera, vivida por Denise Fraga, uma mulher que recebe uma indenização do governo pelo desaparecimento do marido durante a ditadura e, no dia em que se muda de casa, o marido reaparece.
Entre as obras estrangeiras, destaca-se o uruguaio “A Demora”, de Rodrigo Plá, indicado para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2013. Trailers das produções da mostra podem ser conferidos aqui.

Temática
Os filmes da mostra trazem temas como os direitos das mulheres, da população carcerária, retrataram o período da ditadura militar brasileira, entre outros. “São obras que tratam da sociedade brasileira. O público brasileiro cresce assistindo ao cinema norte-americano e adquire valores da sociedade dos EUA. A mostra quer valorizar a nossa cultura, formar cidadãos conscientes”, afirma Luiza.
Esta é a segunda vez que Florianópolis recebe a mostra. Todas as sessões serão exibidas no auditório do Cesusc, no norte da Ilha, em Florianópolis. O local tem capacidade para 240 pessoas e o público será acomodado por ordem de chegada. Serão quatro sessões diárias. Duas delas terão audiodescrição e serão voltadas ao cegos.
O evento é promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Cinemateca Brasileira e Ministério da Cultura, com apoio local do Cesusc, UFSC, Diretoria de Direitos Humanos da Casa Civil do Governo de Santa Catarina e Sesc. A programação completa da mostra pode ser conferida aqui.  (Marcelo Espinoza)

Voltar