Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/12/2018 - 15h53min

Morre aos 72 anos o ex-deputado estadual Idelvino Furlanetto

Imprimir Enviar
O ex-deputado Idelvino Furlanetto. FOTO: Comunicação-PT/SC

É com pesar que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina registra o falecimento do ex-deputado estadual Idelvino Furlanetto, aos 72 anos, neste sábado (22), em São José, na Grande Florianópolis. Ele exerceu mandato na Alesc por duas ocasiões - entre 1991 e 1995 e 1995 a 1999 – sempre pelo PT.

Natural de Lagoa Vermelha (RS), Furlanetto teve forte atuação na defesa da agricultura familiar no Oeste catarinense. Foi sindicalista em São Miguel do Oeste, por onde chegou à direção nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), nos anos 1980.

Conquistou seu primeiro mandato na Alesc em 1990, quando somou 8.720 votos. Reelegeu-se em 1994, com 16.583 votos. Em 1996, concorreu a prefeito em São Miguel do Oeste, mas não se elegeu. Em 1998, disputou uma vaga para a Câmara dos Deputados e ficou com a terceira suplência.

No Parlamento catarinense, foi autor da Lei 8.676/1992, que instituiu a Política Estadual de Desenvolvimento Rural e trata de vários aspectos relacionados à agricultura familiar, entre eles o seguro agrícola. Furlanetto também teve atuação destacada na luta pela reforma agrária, no desenvolvimento da agroecologia e no reconhecimento da mulher agricultora.

Atualmente, Furlanetto era servidor da Alesc, lotado no gabinete do deputado Padre Padro Baldissera (PT), e atuava como Coordenador do Fórum Permanente do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais. Ele será sepultado neste domingo (23), em Chapecó.

Voltar