Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/03/2015 - 13h35min

Minotto orientará mandato para as áreas do trabalho e educação

Imprimir Enviar
Rodrigo Minotto na tribuna

Filiado ao PDT há 21 anos, Rodrigo Minotto experimenta como deputado estadual a sua primeira experiência em um cargo eletivo. Na Assembleia Legislativa, o parlamentar, formado em Direito e Administração, quer estar presente nos principais debates que envolvam as áreas da educação e trabalho, conforme anunciou ao programa “Fala Deputado”, da TV AL, que vai ao ar no dia 9, às 12h30.

Além de presidir a Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul, Minotto também faz parte de outros seis colegiados: Trabalho, Administração e Serviço Público, Educação, Cultura e Desporto; Finanças e Tributação; Segurança Pública; Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia; e Pesca e Aquicultura.

Um dos seus primeiros objetivos nas comissões é acompanhar de perto as negociações entre o governo e o magistério público estadual acerca da Medida Provisória (MP) 198/2015, que estabelece os salários dos professores temporários (ACTs).  Tendo em vista as divergências surgidas em torno da proposta, o parlamentar acredita que foi acertada a suspensão da sua admissibilidade, dando, assim, mais tempo para que os parlamentares possam analisá-la em profundidade e para que as partes possam chegar a um acordo. “Acho que está havendo bom-senso do governo em segurar essa MP para que haja a discussão, se aprofunde o debate, e que surja uma decisão em consenso, que não traga prejuízo para os trabalhadores da educação.”

Outra preocupação manifestada pelo deputado é a situação financeira do Hospital São José, de Criciúma. Referência em média e alta complexidade, a instituição, única que atende pelo SUS nas regiões Carbonífera e do Vale do Araranguá, pode paralisar suas atividades em breve.

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, disse, já teria se comprometido com o pagamento integral do extra-teto (ações não cobertas na atual contratualização) e com outros incentivos financeiros, mas essas medidas podem não ser suficientes para evitar uma paralisação dos serviços. “A direção da unidade entende que precisa de mais R$ 1,5 milhão, mas acredito que o Estado tenha chegado ao seu limite, então depende de uma vontade política do governador.”

Conforme o parlamentar, caso não haja um entendimento, os serviços prestados pela unidade podem ser interrompidos a partir do dia 31.  “Percebemos uma vontade política do governo, mas isso precisa ser ajustado.”

Insegurança no Sul
Na área da segurança pública, Minotto reivindica o cumprimento da Lei Complementar 472/2009, que, entre outros pontos, autoriza o Estado a contratar, por concurso público, 2,1 mil agentes penitenciários. Atualmente, disse, a relação entre o número de agentes e a população carcerária está longe da ideal, um dos fatores das inúmeras rebeliões ocorridas nos presídios catarinenses. “Sabemos da insegurança que vivemos. Recentemente em Criciúma houve diversos atos cometidos por bandidos, trazendo uma preocupação constante da sociedade.”

O parlamentar também cobra mais iniciativas com foco na prevenção, como a intensificação do policiamento. “A falta de policiais civis na região Sul é grande. Há delegacias lá em atividade 24 horas, com um ou dois agentes. Espero que haja sensibilidade e interesse do governo em minimizar isso.”

Fala Deputado
O programa "Fala Deputado" é exibido pela TVAL no canal 16 da NET. Os telespectadores da Grande Florianópolis podem sintonizar a emissora legislativa em sinal aberto no canal 61.3. O conteúdo também será disponibilizado em breve no site da Rádio AL e no canal de vídeos da Assembleia Legislativa.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar