Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/10/2018 - 21h42min

Merísio e Moisés vão ao 2º turno; Amin e Jorginho Melo se elegem ao Senado

Imprimir Enviar
Gelson Merisio e Comandante Moisés/fotos divulgação

O deputado Gelson Merísio (PSD) fez 31,12% dos votos e vai disputar o segundo turno para o governo do estado com o Comandante Moisés (PSL), que fez 29,72%. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 19h57min, deste domingo (07), quando já tinham sido apurados 96,97% das urnas. Mauro Mariani (MDB) foi o terceiro colocado, com 23,14% dos votos.
Surpresa na votação para o cargo de governador de Santa Catarina, Comandante Moisés, do mesmo PSL de Jair Bolsonaro, ficou em 2º lugar - desbancando as pesquisas de intenção de voto que o colocavam em 4º.


Cadeiras de Santa Catarina no Senado serão ocupadas por Amin e Jorginho Melo
Os candidatos Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PR) foram eleitos senadores por Santa Catarina.  O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral às 20h48min, deste domingo (07), quando já tinham sido apurados 99,63% dos votos válidos.


Saiba quem são os candidatos ao governo

Gelson Merisio, 52 anos, é catarinense de Xaxim, formado em Administração de Empresas pela Unoesc. Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Xanxerê, da Facisc, do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC e vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil.
Em 2005 foi convocado como suplente na Assembleia Legislativa, após duas tentativas de eleição. Escolhido líder do seu partido, candidatou-se pela terceira vez ao cargo de deputado estadual e foi eleito. Em 2010, tornou-se presidente da Assembleia Legislativa por unanimidade de votos, feito que repetiu em mais duas gestões. Em 2014, tornou-se o deputado estadual mais votado da história de SC.
Conheça o Plano de Governo do candidato.


O coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, é bacharel e mestre em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), onde foi professor de Direito Administrativo e Constitucional. Atualmente é advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ingressou em 1987 no Curso de Formação de Oficiais da Academia da Polícia Militar de SC, tendo concluído o Curso em 1990, quando passou a atuar no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Trabalhou nas cidades de Florianópolis, Criciúma e Tubarão. Além das funções de comando de organizações de bombeiro militar, atuou como Coordenador Regional de Defesa Civil no sul de SC, trabalhou como corregedor-adjunto do Corpo de Bombeiros Militar de SC junto ao Comando-Geral, bem como, na Secretaria de Justiça e Cidadania, na pasta que cuida da prevenção contra incêndio e pânico nas unidades prisionais do sistema.
Conheça o Plano de Governo do candidato

Haddad e Bolsonaro disputam a Presidência da República no 2º turno

Os brasileiros foram às urnas neste domingo para eleger 513 deputados federais, 1.059 deputados estaduais, 54 senadores, 27 governadores e um presidente da República.
Na disputa pela Presidência, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) se enfrentarão no segundo turno. Em Santa Catarina, Bolsonaro fez 65,82% dos votos, contra 15,13% de Haddad.
A apuração e a divulgação das pesquisas de boca de urna começaram às 17h. Para a Presidência, a divulgação dos resultados começou a ser feita a partir das 19h, quando foi encerrada a votação no estado do Acre, que tem duas horas de fuso para o horário de Brasília.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar