Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/11/2018 - 12h04min

Médico italiano conhece Samu e sugere parceria para treinamento de pessoal

Imprimir Enviar
Deputado Dr. vicente, o médico italiano Cristian Perez e equipe do Samu

O médico intensivista e empresário italiano Cristian Manuel Perez, sócio da empresa CMP Global Medical Division, conheceu na tarde de sexta-feira (9) a estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do estado e sugeriu uma parceria para treinamento de pessoal.

“Com a possibilidade de conhecer o Brasil me veio a ideia de vir aqui em Florianópolis visitar pessoalmente o Samu, ver como funciona e quem sabe coordenar um termo de cooperação com uma temporada de treinamento para os nossos médicos socorristas no Brasil”, afirmou Cristian Perez.

Doutor Vicente Caropreso (PSDB) acompanhou o empresário à sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no bairro Capoeiras, em Florianópolis, local que abriga a coordenação geral do Samu, e hipotecou apoio ao projeto.

“Uma visita extremamente importante, veio saber como operamos o nosso Samu e se propõe a elaborar um termo de cooperação para o pessoal do Samu treinar na Itália e os italianos treinarem aqui. No que depender da Assembleia, estaremos mobilizados para que o trâmite seja o mais breve possível”, afirmou Caropreso.

Questionado sobre o que destacaria na atuação do serviço de urgência brasileiro, o médico italiano não titubeou e citou a rapidez na resposta.

“Vi a velocidade com que o Samu intervém, presenciei um acidente (no túnel Antonieta de Barros da Via Expressa Sul, na Capital), prestei auxílio, mas em poucos minutos chegaram as enfermeiras, depois o médico, então vi em primeira pessoa como o serviço funciona”, relatou Cristian Perez.

O Samu em SC
Atualmente, O Samu barriga-verde conta com 102 unidades básicas de atendimento compostas por um técnico de enfermagem e um motorista socorrista, que atendem os casos menos graves. Já os casos graves são atendidos por 23 unidades de suporte avançado, com médico, enfermeiro e motorista socorrista.

O serviço também conta com o apoio de dois helicópteros sediados em Blumenau e Florianópolis, além de dois aviões que ficam em Chapecó e Florianópolis.

Segundo Juliana Guarezi, enfermeira e coordenadora de comunicação social do Samu, o serviço recebe mensamente cerca de 70 mil ligações que resultam em mais de 26 mil atendimentos.

“Próximo de 60% são casos clínicos, como parada cardíaca, convulsão, desmaios, hipertensão e 20% são acidentes de trânsito”, explicou Guarezi, acrescentando que trabalham no Samu 440 médicos, 110 enfermeiras e 110 motoristas socorristas.


 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar