Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/11/2018 - 09h35min

Masc recebe obras da 6ª edição do Prêmio CNI Sesi Senai Marcantonio Vilaça

Imprimir Enviar

O Museu de Artes de Santa Catarina (Masc) sedia até o dia 3 de fevereiro as obras vencedoras do Prêmio Marcantonio Vilaça CNI Sesi Senai. Importante iniciativa de fomentação da arte contemporânea brasileira, a sexta edição premiou o catarinense Josué Mattos e outros cinco artistas. O projeto ainda se destaca pela ênfase educacional, proporcionando visitas mediadas e oferecendo bolsas de trabalho aos artistas premiados.

O prêmio Marcantonio Vilaça é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com o objetivo de promover a democratização do acesso à arte, cultura e conhecimento.

O projeto é aberto a toda população catarinense e oferece transporte para estudantes de escolas que tenham interesse em visitar a exposição. Durante a visita, os alunos são acompanhados por mediadores e educadores de arte que instigam a reflexão dos espectadores frente às obras.

De acordo com a diretora do Masc, Susana Bianchini, desde o início da visitação, no dia 26 de outubro, só por meio de agendamentos o museu já recebeu uma média de 600 pessoas, fora o público em geral. “É uma possibilidade de a gente conhecer a produção nacional e isso tem grande importância”, afirma a diretora.

As obras podem ser visitadas de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, com entrada gratuita. Escolas, instituições ou grupos interessados em visitas mediadas devem fazer agendamento através do telefone (48) 3664 2633.

Curador premiado
Com a obra “Verzuimd Braziel - Brasil Desamparado”, Josué Mattos foi o curador premiado desta edição. A produção do catarinense reúne trabalhos de 17 artistas brasileiros que abordam, de diferentes formas, a situação política, cultural e contemporânea do Brasil. Através da contextualização histórica, a obra traz reflexões sobre o presente e o futuro do país.

“Está relacionado com a contemporaneidade que o Brasil está vivenciando. É um desdobramento de reflexões que instiga o público a pensar. São múltiplas interpretações e possibilidades para que o público possa refletir e se situar nesse contexto, onde estamos, o que
foi e o que está por vir”, explica o educador de arte do Masc, Sérgio da Silva.

Artistas premiados
Daniel Lannes, Fernando Lindote, Jaime Lauriano, Pedro Motta e Rochelle Costi foram os nomes vencedores da edição. Os artistas receberam bolsas de trabalho, acompanhamento de um curador de arte e participaram de exposições itinerantes.

Entre as obras, fotografias, impressões de tinta mineral em papel algodão, acrílica e óleo,
objetos e inserções urbanas que provocam o espectador a lançar um olhar curioso e reflexivo sobre a arte e o viver social.

Os vencedores concorreram entre 637 artistas e curadores de todas as regiões do Brasil. Cada
um dos cinco artistas recebeu uma bolsa de R$ 50 mil para a produção de seus trabalhos.

Artista homenageado
Sérvulo Esmeraldo é o homenageado do Projeto Arte e Indústria, com a obra “A intenção e o gesto”. A iniciativa foi criada para homenagear trabalhos cujos processos de criação se relacionem à produção industrial.


Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL

Voltar