Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/02/2017 - 16h21min

Mais cinco comissões permanentes da Alesc são instaladas

Imprimir Enviar
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi instalada na tarde desta quarta (22)

Mais cinco comissões permanentes da Assembleia Legislativa foram instaladas na tarde desta quarta-feira (22). Pela manhã, outras nove já haviam iniciado suas atividades, com a eleição de presidente e vice-presidente.

A Comissão de Prevenção e Combate às Drogas reconduziu à presidência o deputado Ismael dos Santos (PSD), que terá como vice Luciane Carminatti (PT). Ismael destacou que a atuação do colegiado segue apoiada em cinco pilares: prevenção, repressão, reabilitação, ressocialização e legislação.

O parlamentar confirmou para esta quinta-feira (23) uma reunião com o governador Raimundo Colombo e com o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, para tratar do edital do Programa Reviver 3, pelo qual o Estado vai repassar recursos para comunidades terapêuticas visando à recuperação de dependentes químicos. O programa é uma das principais ações da comissão. “Seguimos firmes nesse trabalho, nessa batalha para termos uma Santa Catarina sem drogas”, disse Ismael. A comissão fará reuniões quinzenais, às quartas-feiras, às 13h30.

Pessoa com Deficiência
O deputado José Nei Ascari (PSD) foi reconduzido à presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ele terá como vice Serafim Venzon (PSDB).

Na reunião de instalação, José Nei afirmou que a comissão manterá o trabalho atuante, realizado desde sua criação, em 2011. Só em março, o colegiado tem programados quatro eventos voltados para as pessoas com deficiência.

“Avançamos na questão da pessoa com deficiência nos últimos anos, mas temos consciência que temos ainda muitos desafios pela frente”, disse o parlamentar. “Vamos nos unir para desenvolver as ações necessárias, buscando as parcerias que possam contribuir para a inclusão da pessoa com deficiência.”

Proteção Civil
Na Comissão de Proteção Civil, mais uma reeleição: Patrício Destro (PSB) segue na presidência do colegiado. O vice-presidente será Milton Hobus (PSD).

Destro destacou a importância do trabalho da comissão, uma vez que Santa Catarina é um estado frequentemente atingido por desastres naturais. “Teremos um ano de muitas ações, de muito trabalho, e passamos a contar com a experiência do deputado Milton Hobus, que foi secretário estadual da Defesa Civil e tem pleno conhecimento sobre o assunto”, disse o presidente.

Economia
Pela primeira vez, o deputado Cleiton Salvaro (PSB) vai presidir a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Alesc. Seu vice será Dirceu Dresch (PT).

Salvaro disse que a comissão tem um papel importante por tratar de tantos temas, todos relacionados com o desenvolvimento do estado. “Com o apoio dos servidores e dos deputados da comissão, vamos nos empenhar para executar um bom trabalho. Será uma comissão bem ágil e ativa, para ajudar o governo e a população, que é o que precisamos, que é o que a população vem cobrando da classe política”, afirmou.

Pesca
Quinta comissão a ser instalada nesta tarde, Pesca e Aquicultura volta a ser presidida pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), responsável pelo projeto que originou o colegiado, em 2008. A vice-presidência ficou com José Milton Scheffer (PP).

Padre Pedro afirmou que a comissão terá muitos desafios, num ramo importante para a economia catarinense. “Vamos nos reunir com os vários segmentos relacionados a pesca, aquicultura e maricultura, para podermos estabelecer ações que vão ao encontro dos interesses do setor. Temos gargalos principalmente na questão de licenciamento na pesca extrativista e nas águas continentais”, apontou.

Comissões que ainda não foram instaladas:

  • Direitos Humanos
  • Trabalho, Administração e Serviço Público
  • Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Segurança Pública
  • Ética e Decoro Parlamentar
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar