Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/06/2022 - 17h01min

Maior feira de gado Jersey, Feagro projeta R$ 40 mi em negócios

Imprimir Enviar
Vice-prefeito de Braço do Norte, Ronaldo Fornazza
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O vice-prefeito de Braço do Norte, Ronaldo Fornazza (PP), e o secretário municipal da Agricultura, Adir Engel, utilizaram a tribuna da Assembleia Legislativa durante a sessão plenária da tarde desta terça-feira (7) para divulgar a realização da edição de 2022 da Feagro, maior feira de gado Jersey da América Latina, que acontece de 7 a 10 de julho, no parque de exposições Huberto Oenning. A expectativa dos organizadores é da feira, que há dois anos não era realizada devido à pandemia de Covid-19, atrair mais de 50 mil visitantes e de movimentar mais de R$ 40 milhões em negócios.

Engel destacou que neste ano, com a abertura dos mercados do Paraná e do Rio Grande do Sul,  que também conquistaram a certificação de áreas livres de febre aftosa sem vacinação, haverá mais exposição de gado Jersey, uma referência nacional de Braço do Norte. A Feagro é considerada a maior feira de gado Jersey da América Latina. Na feira haverá ainda um amplo espaço no setor de piscicultura, contando com auditório para ministrar palestras e workshops durante o evento.

Com o slogan “Pequenas propriedades, uma grande produção”, o tema da edição de 2022 da Feagro remete à capacidade de produção que o estado de Santa Catarina tem perante a produção nacional. Segundo os dados do Censo Agropecuário, o Estado tem 183.065 propriedades rurais em uma área total de 6.446.155 hectares, resultando assim uma média de 35,2 hectares/propriedade.  Em comparação, o estado de Mato Grosso é o estado brasileiro responsável por mais de 17% da produção agrícola nacional e possui uma área de 903.357 km² e com uma média de 463,2 hectares/propriedade.Já em Santa Catarina soma-se 95.346 km² em toda sua abrangência territorial, representando apenas 10,55% da área total de Mato Grosso. 

Fornazza salienta que a Feagro é um dos maiores eventos de agronegócio de Santa Catarina e que apesar de haver uma programação festiva, o foco do evento é o agronegócio. No total, a feira conta com 110 estandes e 90 expositores e há uma fila de espera para expositores. O deputado José Milton Scheffer (PP), proponente do convite para divulgar a Feagro e presidente da Comissão da Agricultura, enalteceu a importância do evento para o agronegócio de Santa Catarina. Salientou que dali saem as principais matrizes do gado Jersey para vários estados brasileiros. “Braço do Norte é um case de sucesso do agronegócio catarinense.”

Também parabenizaram o município e destacaram a importância da Feagro para o agronegócio catarinense, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), e os deputados Julio Garcia (PSD), Luiz Fernando Vampiro (MDB), Osmar Vicentini (União), Maurício Eskudlark (PL).

A programação completa da Feagro 2022 está disponível no site oficial do evento.

Voltar