Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/08/2017 - 11h43min

Luciano Buligon, prefeito de Chapecó, recebe título de cidadão catarinense

Imprimir Enviar
Deputados Gelson Merísio, Altair Silva, Luciano Buligon e o presidente Silvio Dreveck

A Assembleia Legislativa concedeu o título de cidadão catarinense a Luciano Buligon (PSB), atual prefeito de Chapecó, em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (15), no Plenário Deputado Osni Régis.

A homenagem em reconhecimento à carreira de Buligon e à contribuição à cidade de Chapecó e a Santa Catarina foi proposta pelo deputado Altair Silva (PP), autor do projeto aprovado pelos parlamentares que deu origem à Lei 17.163, de 5 de junho de 2017. “A iniciativa recebeu aprovação por unanimidade na Casa, algo emocionante”, disse Silva.

O deputado ressaltou a postura de Buligon ao chefiar a missão de reconhecimento e translado dos corpos das vítimas do acidente aéreo ocorrido com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, próximo à cidade de Medellín, na Colômbia, em novembro do ano passado. “Em um dos momentos mais adversos para a cidade de Chapecó, Santa Catarina, Brasil e para o futebol, uma tragédia que ainda está marcada nas nossas mentes e corações, ele nos representou à altura, com altivez e humildade, demonstrando a grandeza de um líder”, frisou Silva.

Pela atuação honrosa no episódio, Buligon foi condecorado com a Comenda da Ordem de Rio Branco, maior honraria concedida pelo governo federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores. “Passamos por um momento trágico, mas aquele Luciano Buligon que estava lá era um filho de Chapecó buscando os outros filhos para levar para casa. Chapecó conseguiu se reerguer dessa tragédia pelo simples ato de amor. Medellín se transformou em Chapecó por quatro dias e nos entregou um verdadeiro tratado de solidariedade mundial. Recebemos vários eventos de solidariedade que nos comoveram, que fizeram com que pudéssemos chegar aqui”, comentou o homenageado.

Na tribuna, Buligon agradeceu a honraria concedida pelo Parlamento estadual e destacou a celebração do centenário de Chapecó, no dia 25 de agosto. “Estou muito feliz, mas sei que a grandeza do cargo que ocupo é muito maior que eu. Daqui a 10 dias, comemoraremos os 100 anos de uma cidade que se fez grande com muito trabalho. Tenho orgulho da minha terra, sei o quanto Chapecó é importante no contexto do desenvolvimento daquela região.”

Trajetória
Luciano José Buligon é natural do município de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul. Advogado especialista em direito constitucional, é graduado em Direito pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em Bagé (RS).

“Desde que me formei, sempre tive a intenção de morar em Chapecó, atraído pelas luzes do desenvolvimento. Sou casado com uma catarinense e tenho três filhos nascidos aqui. Agora, na minha casa, todos são catarinenses. Isso traz ainda mais vontade de trabalhar por esse querido estado do qual me orgulho e que hoje é meu também”, disse.

Ele atuou como procurador dos municípios de Chapecó, Quilombo, Cordilheira Alta e da Câmara de Vereadores de Chapecó. Também foi professor de pós-graduação em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

No período de 2007 a 2010, foi secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Chapecó. Nessa época, viabilizou recursos para a construção de um dos maiores colégios estaduais de Santa Catarina em Chapecó, o Bom Pastor. Além disso, foi um dos articuladores no processo de duplicação do acesso à BR-282 e deu início ao processo para a realização de exames de ressonância magnética no Hospital Regional do Oeste.

Entre 2011 e 2014, foi suplente de deputado estadual. Em 2012, foi eleito vice-prefeito de Chapecó, na chapa do prefeito José Cláudio Caramori. Na prefeitura, esteve à frente das secretarias de Articulação Institucional, de Desenvolvimento Urbano e de Coordenação de Governo e Gestão. Destacou-se na coordenação da elaboração do novo plano diretor da cidade e do plano de mobilidade urbana.

Buligon assumiu o cargo de prefeito de Chapecó em 2015. Foi reeleito em outubro de 2016, com 61,74% dos votos válidos, a maior votação obtida por um candidato na história do município. Foi um dos cinco finalistas do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com o programa “Ouvindo o nosso bairro”. No ano passado, foi eleito presidente da Comissão de Relacionamento com Autoridades Locais da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM).

O presidente do Parlamento catarinense, deputado Silvio Dreveck (PP), enalteceu a trajetória do homenageado. “O título é o nosso reconhecimento pelo bom exemplo como homem de família e homem público. É um orgulho para todos nós catarinenses.”

A solenidade foi prestigiada pelos deputados Gelson Merisio (PSD), Mario Marcondes (PSDB), Rodrigo Minotto (PDT), João Amin (PP), Nilso Berlanda (PR), Natalino Lázare (PR), Manoel Mota (PMDB), Serafim Venzon (PSDB), Cleiton Salvaro (PSB), Patrício Destro (PSB), Cesar Valduga (PCdoB), José Milton Scheffer (PP) e Jean Kuhlmann (PSD).

Também compareceram à sessão o vice-prefeito de Chapecó, Elio Cella (PR); o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm; o presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), José Caramori. O evento reuniu, ainda, vereadores de Chapecó, secretários municipais, familiares e amigos do homenageado.

 

Ludmila Gadotti

 

Voltar