Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/03/2015 - 19h48min

Livro relata experiência de professora que passou pela redução de estômago

Imprimir Enviar
Capa do livro, lançado nesta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa. FOTO: Reprodução/Eduardo Guedes de Oliveira

As experiências vividas por uma professora de dança de Criciúma que fez redução do estômago são tema do livro “Cirurgia Bariátrica: Vida após a Obesidade Mórbida”, lançado nesta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa. A autora, Greici Keller de Oliveira Patrício, passou pela cirurgia em 2008, após ser praticamente desenganada por um médico.

Aos 35 anos, Greici começou a ganhar peso aos 19. Desde então, tentou de tudo para perder peso. “Fiz todo tipo de dieta, tomei chás, tomei remédios e não conseguia emagrecer. Descobri que tinha hipotiroidismo e meu médico me indicou a cirurgia bariátrica, mas eu era contra. Levei três anos para aceitar essa opção”, conta.

A decisão de operar foi tomada quando Greici engordou 10 quilos em um mês, apesar de ser professora de dança e dar oito aulas por semana. “Fui ao médico e ele disse que se eu não passasse pela redução, eu teria mais um ano e meio de vida. Era a cirurgia ou a morte”, relembra.

A proposta principal do livro, segundo a autora, é dividir com as pessoas que passaram ou passarão pelo procedimento e seus familiares as experiências vividas por ela durante a preparação para a cirurgia e o pós-operatório. Ela relata que ainda é muito procurada por pessoas que pensam em se submeter ao procedimento.

Na obra, Greici destaca a importância do acompanhamento médico antes e depois da redução, principalmente na parte psicológica. “Muitas pessoas têm a ilusão que a cirurgia bariátrica é um milagre da perda de peso. Não é. Requer sacrifícios”, afirma Greici. “A redução bariátrica deve ser encarada como a última alternativa para perder peso.”

O livro pode ser adquirido por meio do perfil da autora no Facebook.

Voltar