Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/12/2012 - 13h00min

Legislativo sedia lançamento coletivo de livros sobre comunicação

Imprimir Enviar
Lançamento Literário

A Assembleia Legislativa sediou na noite de ontem (4), no hall do Palácio Barriga Verde, o maior lançamento coletivo de livros em Santa Catarina. Inédito, o evento organizado pela Editora Insular, curso de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI) reuniu jornalistas, professores, apreciadores da literatura e autoridades, entre elas o deputado Dirceu Dresch (PT).
Ao todo foram lançados 12 novos títulos, destes 11 são de autoria de professores da graduação e da pós-graduação do Curso de Jornalismo da UFSC e um do jornalista e escritor, Moacir Pereira. Fundador do curso, Moacir lança sua 35ª obra, “A Comunicação em Santa Catarina”. Durante o lançamento, ele falou sobre sua obra, a qualidade da comunicação seus avanços e modernização desde a criação do curso em 1978, com a adesão do reitor à época, professor Caspar Erich Stemmer.
Segundo Moacir, a profissionalização aliada à modernização é destaque na comunicação do Estado. “Santa Catarina está inserida na era tecnológica, utilizando através dos meios tradicionais todas as novas ferramentas da era digital. Temos como exemplo o jornal Diário Catarinense, sendo o primeiro jornal totalmente formatizado, desde sua criação em 1986. Hoje a redação do DC é a mais moderna e integrada multimídia do Brasil”, destacou. Na ocasião, o jornalista ressaltou que a publicação de inúmeros jornais de alta qualidade, nos mais diferentes municípios catarinenses, a publicação de revistas extremamente qualificadas e os serviços relevantes das assessorias de imprensa prestados a diversas instituições, empresas e corporações do estado se dá devido à qualificação acadêmica.
Para o presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon, a noite literária, que concentra diversos autores voltados para o jornalismo no estado, é motivo de orgulho para os jornalistas catarinenses. “Tendo como meta a qualificação e aperfeiçoamento na área de comunicação em Santa Catarina, a ACI procura sempre manter grandes parcerias com várias universidades do estado. Sempre que um livro leva o selo da ACI, como a obra do colega jornalista Moacir, é um motivo de orgulho para a associação”, frisou.
Entre os autores da noite, a professora Valci Mouquer Zuculoto, que lança dois títulos: “No ar – A história da notícia de rádio no Brasil” e “A programação das rádios públicas brasileiras”. Na primeira obra, Valci ressaltou que sua abordagem é uma análise sobre como o modelo de radiojornalismo se formou, suas origens e a influência do Repórter Esso, primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil que não se limitava a ler as notícias recortadas dos jornais, pois as matérias eram enviadas por uma agência internacional de notícias sob o controle dos Estados Unidos da América. “Nesse livro existe o resgate desde o inicio do radio até os dias atuais, onde existe um novo modelo de se fazer noticias, que já se difere daquele jornalismo dos tempos do Repórter Esso, porém que ainda guarda muitas raízes. Porém muitas mudanças vêm acontecendo diante das novas tecnologias”, salienta. Já a segunda obra faz uma abordagem de como se fazer um rádio diferenciado do comercial. (Tatiani Magalhães)

Obras

  • A Comunicação em Santa Catarina, de Moacir Pereira
  • Reportagem, Pesquisa e Inovação, de Rogério Christofoletti e Samuel Lima
  • Comunicação e Comunidades Virtuais, de Rita de Cássia Romeiro Paulino
  • Telejornalismo Imaginário, de Antonio Brasil
  • No ar – A história da notícia de rádio no Brasil, ValciZuculato
  • Pedagogia e Pesquisa para o Jornalismo que está por vir, de Eduardo Meditsch
  • As entrevistas na notícia da televisão, de CárlidaEmerim
  • A programação das rádios públicas brasileiras, de ValciZuculato
  • Jornalismo Convergente, de Raquel Longhi
  • Fábulas do gol, de DaisiVogel
  • A transição tecnológicado fotojornalismo, de Ivan Giacomelli
  • O segredo da pirâmide, de Adelmo Genro Filho (in memoriann)
Voltar