Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/03/2015 - 09h15min

Legislativo promove sessão em comemoração à Campanha da Fraternidade

Imprimir Enviar
Campanha da Fraternidade 2015 é celebrada em sessão especial na Assembleia Legislativa. FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

Com o tema “Igreja e Sociedade”, a Campanha da Fraternidade de 2015, promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), chama a atenção para a importância de se criar um mundo mais solidário e fraterno. “Eu vim para servir”, diz o lema da campanha católica, celebrada em sessão especial da Assembleia Legislativa, na noite de segunda-feira (30), por proposição do deputado Padre Pedro Baldissera (PT).

“A campanha recorda a vocação e missão de todo cristão e das comunidades de fé de atuar não só na igreja, mas de agir objetivamente na sociedade. Coloca claramente os cristão diante do desafio de servir para além da vida da igreja e agir sobre a sociedade, não só evangelizando, mas trabalhando efetivamente para reduzir desigualdades e abrir possibilidades de vida”, disse o deputado proponente.

Outra dimensão que o parlamentar julga significativa na campanha é que ela conclama a servir e a lutar por justiça. Padre Pedro reafirmou a necessidade de uma reforma política profunda que faça com que os espaços políticos e de ação respeitem a sociedade. No Parlamento, espaço ocupado por pessoas escolhidas pela sociedade, “a palavra servir ganha um significado especial”, conforme o deputado. “Precisamos efetivamente cumprir o papel de servir a todos os cidadãos. Estando aqui, temos meios de intervir para servir ao próximo. Nosso voto, nossa ação em projetos, tudo isso influencia a vida de milhares de catarinenses.”

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio, prestigiou a primeira parte da solenidade e reiterou que o lema da Campanha da Fraternidade “vem ao encontro da missão dos deputados estaduais, que é servir ao público, buscando sempre a justiça”. 

Na concepção do arcebispo de Florianópolis, D. Wilson Tadeu Jönck, “a Campanha da Fraternidade nos diz que fazemos parte da sociedade e devemos atuar nessa sociedade. Nós cristãos temos a convicção de que se vivermos o evangelho como devemos, faremos uma sociedade melhor”.

O professor doutor Armando de Melo Lisboa, chefe do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisou a importância da Campanha da Fraternidade nos dias de hoje. Disse que a falência ética nacional reflete a abissal desigualdade de um país em que a violência vitima milhares de brasileiros, em especial jovens, negros e pobres, e falou sobre as dificuldades de uma civilização cada vez mais assentada em uma cultura de individualidade e de interesse próprio. “Em um mundo carente de valores éticos, desponta a importância da Campanha da Fraternidade. Nela ressoa a presença do papa Francisco, que protagoniza uma verdadeira reforma social no catolicismo, demonstrando que o cristianismo é ainda uma luz imprescindível na difícil travessia em que a humanidade se encontra.”

As campanhas
A CNBB realizou a campanha em âmbito nacional pela primeira vez em 1964. Na década de 1970, em plena ditadura militar, foi um veículo para denúncias e debates relativos a temáticas sociais do momento, como migração, trabalho, fome e moradia. Em 2015, a campanha tem como objetivo geral “aprofundar, à luz do evangelho, o diálogo e a colaboração entre a igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do reino de Deus”.

Homenageados
Durante a sessão foram homenageadas comissões pastorais e pessoas que dedicam sua vida a servir.

  • Uilian Dalpiaz – Comissão da Pastoral da Terra
  • Marilda de Souza Velho – Pastoral da Saúde
  • Márcia Jaqueline da Silva Negherbon – Pastoral da Criança
  • Osvaldina Zucco Weber – Pastoral da Pessoa Idosa
  • Padre Valmir José Ramos – Pastoral Carcerária
  • Valério da Costa e Arlete da Costa – Pastoral da Sobriedade
  • Padre Joaquim Roque Fillipin – Pastoral dos Migrantes
  • Jackson Santana – Conselho Indigenista Missionário
  • Padre Roque Ademir Favarin – Cáritas Brasileira – Regional Santa Catarina
  • Irmãos Maristas
  • Padre Pedro José Koehler
  • Padre Adolino Martendal
Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar