Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
00:30 Sessões - Seminários - Eventos
Ao vivo

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/11/2019 - 11h22min

Legislativo homenageia médicos que se destacam em Santa Catarina

Imprimir Enviar
A solenidade aconteceu no plenário Deputado Osni Régis, da Assembleia Legislativa.
FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A Assembleia Legislativa homenageou, na noite de quarta-feira (6), profissionais que se destacaram no exercício da medicina em Santa Catarina.

“Fiz questão de homenagear médicos de todo estado, combinamos com as entidades que os protagonistas seriam profissionais de mérito reconhecido em suas carreiras, dedicados à ciência, aos pacientes e às suas comunidades”, informou Dr. Vicente Caropreso (PSDB), propositor da sessão especial.

Caropreso destacou os avanços nos diagnósticos, nos protocolos e as facilidades derivadas do tráfego de informações em tempo real.

“Não era assim há 40 anos, tínhamos de andar com os livros embaixo do braço. Será que tudo evoluiu? Como está o ensino, com a quantidade de escolas se multiplicando e com escassez de educação presencial? Como anda o relacionamento médico/paciente? E o paciente, será que está mais feliz hoje, ou preferia como era tratado em outras épocas?”, perguntou o representante de Jaraguá do Sul.

Caropreso também questionou a qualidade de vida das mulheres e homens que se dedicam à medicina e lamentou que no estado a expectativa média de vida de um médico homem não ultrapassa os 58,8 anos.

“Para todas essas preocupações deveria ter uma resposta, mas não tenho. Apesar da evolução, éramos muito mais respeitados que agora”, ponderou o parlamentar, que citou duas frases que moldaram sua carreira de neurologista. “Deixa que o doente te conta o que ele tem” e “o que você não quer para o teu filho, você não pode desejar para o filho de ninguém”. 

Cyro Veiga Soncini, coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina – Consemesc, e Alexandre Luiz Longo falaram em nome dos homenageados e agradeceram a iniciativa dos parlamentares.

“Quero parabenizar todos os colegas médicos catarinenses que se destacaram nas respectivas comunidades em que atuam. Parabéns ao deputado Caropreso por propor e preparar este evento. O Consemesc também está sendo reconhecido, ele não deixa de lado nem suplanta as outras entidades, é algo complementar”, explicou Soncini.

“Muito comovente esta homenagem que quero estender a todos os colegas. Vivemos um momento complicado, a medicina sofre muitas mudanças, mas temos de ter alegria de ser médicos, somos agentes transformadores da vida do paciente e da comunidade”, afirmou Alexandre.

Alexandre Longo lembrou do neurologista Norberto Luiz Cabral, de Joinville, que morreu recentemente vítima de um acidente automobilístico na Serra Dona Francisca, no Norte do estado.

“O Norberto era uma figura única, muito determinado, exigente, uma pessoa indignada com a situação social do país, que se posicionava como agente transformador, isso era contagiante. Publicou 39 trabalhos em revistas de alto impacto, só gostava de fazer coisas relevantes. A perda dele é irreparável para nossa comunidade, a Univille subiu 65 posições no Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF) graças a ele”, relatou Alexandre.

Prestigiaram a sessão especial o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM/SC), Marcelo Neves Linhares; o secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto “Paraná” Justo e Silva; o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior; o presidente da Academia de Medicina, Jorge Saad Neto; o presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul), Licínio Argeu Alcântara, além de familiares, colegas e amigos dos homenageados.

Confira aqui mais fotos do evento.

Homenageados da noite

  • Cyro Veiga Soncini, presidente Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina - Consemesc
  • Airton Luiz Weber Silva, pediatra em Jaraguá do Sul
  • Júlio César Gonçalves, psiquiatra em Florianópolis
  • Luiz Augusto Borba, gastroenterologista em Criciúma
  • Luiz Carlos Espíndola, endocrinologista em Florianópolis
  • Márcia Netto de Campos da Silva, endocrinologista em Florianópolis
  • Murillo Ronald Capella, cirurgião pediátrico em Florianópolis
  • Newton José Martins Mota, cardiologista em Blumenau
  • Paulo Norberto Discher de Sá, neurologista em Florianópolis
  • Norberto Luiz Cabral (in memoriam), neurologista em Joinville
  • Rita Mauricea Guazzelli Pezzali, ginecologista em Xanxerê
  • Salime Farah, obstetra e clínica geral em Porto União
  • Wilmar de Athayde Gerent, cirurgião geral em Florianópolis
Vítor Santos
Agência AL

Voltar