Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/03/2015 - 21h18min

Legislativo concede título de Cidadão Catarinense a executivo da BMW

Imprimir Enviar
Gerald Degen (e) recebe o título ao lado do governador Colombo e dos deputados Gelson Merisio e Kennedy Nunes. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

A responsabilidade e o comprometimento de gerenciar um dos maiores empreendimentos implantados em Santa Catarina resultou ao engenheiro alemão Gerald Degen o título de Cidadão Catarinense. Concedida pela Assembleia Legislativa, na noite de sexta-feira (6), a honraria destaca a atuação do homenageado na operação de implantação da fábrica da BMW Group Brasil, inaugurada em outubro de 2014, em Araquari, Norte do estado.

Proposta pelo deputado Kennedy Nunes (PSD) e aprovada por unanimidade pelos deputados, a solenidade de entrega do título foi realizada no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Araquari e reuniu autoridades, familiares, amigos e moradores da região, em reconhecimento ao homem que apostou no município para investir e projetar positivamente a economia do estado nos cenários nacional e internacional. 

Kennedy enalteceu as qualidades do homenageado, que escolheu Santa Catarina para viver e acreditar. “Recebemos um cidadão do mundo, merecedor dessa honra”, declarou. O deputado prestou uma homenagem ao ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável Paulo Bornhausen, por seu empenho para trazer a BMW para Santa Catarina durante o primeiro governo de Raimundo Colombo (2011-2014). 

Já o presidente da Assembleia, deputado Gelson Merisio (PSD), destacou a importância de Santa Catarina ter sido escolhida para receber o Grupo BMW. “Entre tantos estados brasileiros, nosso estado foi escolhido para ter uma indústria de excelência, em seu trabalho desenvolvido. Esse mérito se dá também ao povo catarinense que sempre mostrou seu trabalho e capacidade de desenvolvimento”, atribuiu.

Durante a homenagem, Degen ressaltou a satisfação de receber o título. Ao considerar uma data especial, o novo cidadão catarinense salientou que atualmente a BMW Group Brasil em Santa Catarina conta com 530 colaboradores, sendo que desses 60% são catarinenses. “A partir desse momento seremos uma porcentagem maior de catarinenses representando a BMW”, frisou.

De acordo com o governador Raimundo Colombo (PSD), a instalação da montadora representa um grande passo para a economia catarinense, que ganha em dinamismo e caminha para modificar a matriz produtiva. “A montadora inseriu o estado de maneira expressiva num mercado que é muito forte na economia brasileira, na geração de empregos, o automotivo”, avalia.    

Além de Kennedy Nunes e Gelson Merisio, participaram da solenidade os deputados Mário Marcondes (PR) e Darci de Matos (PSD).

O homenageado
Membro da BMW Group há 16 anos, Gerald Degen nasceu na Alemanha, tem 45 anos e é graduado e PhD em engenharia mecânica pela Universidade Técnica de Munique. No Brasil desde janeiro de 2013 para acompanhar seu novo desafio em Santa Catarina, o executivo começou sua carreira como engenheiro de qualidade na fábrica da BMW de Munique, na Alemanha. Abraçou outras oportunidades, como liderar o projeto na equipe de lançamento da nova fábrica BMW em Leipzig, além da vice-presidência da fábrica da BMW em Shenyang, na China.

Durante sua trajetória de sucesso no Group BMW, Degen acumula premiações por atividades sociais realizadas como ser professor visitante na Faculdade He de Oftalmologia e Ciências Visuais (Shenyang), além de dar palestras a estudantes de MBA na Universidade Tsinghua, em Beijing.

BMW Group Brasil 
A BMW de Araquari tem capacidade para produzir até 32 mil carros por ano, a começar por modelos BMW Série 3, que é considerada a linha de veículos de luxo mais vendida no Brasil. Em setembro de 2015 está prevista a finalização da obra, quando a unidade produtiva terá suas atividades de soldagem e pintura prontas em plena operação.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar