Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/04/2013 - 13h34min

Legislativo celebra 80 anos da Ordem dos Advogados do Brasil em SC

Imprimir Enviar
Sessão Solene em Homenagem a OAB SC. Foto: Lucas Gabriel Diniz

Sessão especial realizada na noite desta quinta-feira (11) celebrou os 80 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Santa Catarina, fundada em 1º de janeiro de 1933 pelo advogado e político lageano Nereu de Oliveira Ramos. O deputado Marcos Vieira (PSDB), propositor da homenagem, afirmou que a OAB é “uma das instituições mais respeitadas do Brasil e que há 80 anos a seccional catarinense atua na defesa dos direitos constitucionais dos catarinenses”.

Segundo Vieira, tanto a OAB quanto o Poder Legislativo defendem a justiça social, a livre explanação das ideias e o cumprimento das leis. “São instituições irmãs”. O parlamentar cobrou do governo do estado uma solução rápida para o pagamento dos serviços de defensoria dativa, que está atrasado. Além disso, pediu que a OAB acompanhe a investigação do contrato de concessão da BR-101 para a Autopista Litoral Sul.

O advogado Amauri Ferreira falou pelos homenageados e ressaltou a independência da instituição, sua participação na vida pública do país e a coragem dos advogados para enfrentar todo tipo de desafio em nome da lei e dos direitos dos brasileiros. Ferreira observou que não se pode esquecer as tradições de luta da Ordem, mas frisou que é preciso olhar para o advogado que começa a carreira em um mercado cada vez mais competitivo.

Para o presidente da OAB, Tullo Cavallazzi Filho, a homenagem do Legislativo é justa. “Cumpre-nos agora agradecer e renovar o compromisso com a sociedade de continuarmos fortes na defesa da justiça, da liberdade, das prerrogativas dos advogados e dos honorários advocatícios”, declarou.

Na oportunidade foram homenageados o Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, representado pelo professor Luis Carlos Cancellier de Olivo;  a Associação Catarinense de Imprensa, representada pelo jornalista Roberto Alves; o ex-governador Antonio Carlos Konder Reis, representado pelo presidente do Tribunal de Contas, Salomão Ribas Júnior.

Também foram homenageados os advogados Evilásio Neri Caon, in memoriam, representado pelo filho, Leoberto Baggio Caon; Aluizio Blasi, em nome dos ex-presidentes da OAB/SC; Fernando Carioni, representando os advogados que ingressam na magistratura através do quinto constitucional; Amauri João Ferreira, ex-presidente da OAB, que promoveu a interiorização da entidade; João Leonel Machado Pereira, por sua postura ética e combativa, representando os filiados à OAB/SC; e Solange Donner Pirajá Martins, ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, representada pelo neto Pedro Cheren Pirajá Martins.

Durante a sessão especial os Correios, através da regional de Santa Catarina, lançou o selo personalizado alusivo aos 80 anos da seccional catarinense da OAB.

Prestigiaram a homenagem o chefe do Ministério Público, Lio Marcos Marin; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Sérgio Torres Paladino; o procurador do Estado, João dos Passos Martins Neto; o presidente da Câmara Municipal de Florianópolis vereador César Faria; o presidente do TCE, conselheiro Salomão Ribas Júnior; deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB/SC); chefe da Defensoria Pública, Ivan Ranzolin, além de militares e advogados das 43 subseções da OAB catarinense.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar