Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/05/2013 - 09h30min

Lançamento do livro Viver Sobre Rodas apresenta histórias de superação

Imprimir Enviar
As irmãs Sandra e Andréia e a autora Safira Stefanes, durante o lançamento do livro. FOTO: Solon Soares/Agência AL

Um olhar especial e sem preconceitos, voltado para os cadeirantes, é a proposta do livro “Viver Sobre Rodas”, da escritora Safira Monteiro Stefanes. Lançada na noite desta quinta-feira (9), no hall do Poder Legislativo, a obra conta a história de duas irmãs portadoras de atrofia espinhal, doença degenerativa que impossibilita os movimentos das pernas. De acordo com a autora, o roteiro baseado em duas ricas histórias de vida revela o poder de superação do ser humano. “A trajetória das irmãs Sandra e Andréia Estefanes marcam um novo olhar para com as ditas pessoas deficientes”, revela.

Segundo Safira, o esforço de ambas para terem uma vida de oportunidades, amigos e conquistas faz parte da luta diária. Entre as conquistas, a autora destaca que Andréia, que nunca andou, hoje, aos 41 anos, é formada em psicologia e atua na área. Já Sandra, aos 42 anos, deixou de caminhar desde os seis, e atualmente trabalha com venda de cosméticos. "Os deficientes não precisam da nossa piedade, eles precisam do nosso carinho e compreensão", avalia.

Na obra, a autora destaca que a sociedade precisa ter um novo olhar sobre os cadeirantes. Mesmo atingindo conquistas, a escritora ressalta que para Sandra cursar a faculdade foi preciso muito esforço e adaptações para universidade receber a cadeirante. Já Andréia enfrentou inúmeras discriminações, entre elas, durante as vendas de cosméticos as pessoas perguntavam se ela sabia contar dinheiro.
 
Ao considerar um exemplo para uma sociedade que se acha tão eficiente, Safira revela em sua obra a sensibilidade, a inteligência e a capacidade de pessoas com corpos tão frágeis, mas com almas grandiosas de superarem problemas e dificuldades, que para muitos seriam impossíveis. “Levar para as escolas a conscientização sobre este tema, despertando nos jovens esta nova maneira de pensar é fundamental”, afirma.

A autora
Aos 68 anos de idade, Safira Monteiro Stefanes é a professora primária aposentada. Natural de Laguna (SC), a autora é mãe de quatro filhos e avó de cinco netos. Ao afirmar sua realização profissional e a satisfação de por escrever, ela revela que, por publicar várias poesias em jornais, com declamações em rádios, sempre teve o sonho de lançar um livro de poesias, substituído por uma história real de superação.

Entre suas experiências, a participação na rádio Hulha Negra de Criciúma gravando um CD narrando fábulas e fazendo vozes dos diferentes personagens lhe rendeu grande satisfação. “Deste trabalho faço cópias e distribuo como presente”, comenta.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar