Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/04/2015 - 13h09min

Lançamento de obras e homenagens marcam o 84º aniversário de Rio do Sul

Imprimir Enviar
Corte de bolo abriu as solenidades que comemoraram o aniversário de Rio do Sul nesta semana. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Lançamento de obras, corte de bolo e uma sessão solene marcaram nesta semana o 84º aniversário de emancipação político-administrativa de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. As comemorações tiveram início ainda na terça-feira (14), com o corte de um bolo em frente à Prefeitura de Rio do Sul.

O prefeito do município, Garibaldi Antônio Ayroso (PMDB), o Gariba, destacou que a população local soube enfrentar os diversos desafios que se apresentaram ao longo da história da cidade, como as inúmeras enchentes e o declínio do comércio da madeira, base da economia local até os anos 1950. “As dificuldades não desanimaram os riossulenses, que com força, garra e disciplina, transformaram a cidade em uma das regiões com melhor qualidade de vida do país.”

Citando dados da ONU de 2013, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, acrescentou que Rio do Sul, onde nasceu e atuou como prefeito em duas oportunidades, apresenta indicadores que a colocam em destaque no estado e no país. "Nós, que somos dessa terra, a que escolhemos para criar nossos filhos, podemos dizer, com orgulho, que Rio do Sul é a terceira cidade do país em expectativa de vida dos seus habitantes e também uma das melhores cidades de Santa Catarina em geração de emprego e renda per capita, graças a sua população aguerrida, trabalhadora e empreendedora."

Integrante do grupo de danças Andorinhas, que se apresentou na solenidade, Werner Kuhlmann, de 66 anos, confirmou a fama de Rio do Sul de ser uma terra boa para se viver. “Vi a cidade crescer e se transformar nesse local acolhedor e com boas condições de segurança e muito emprego. Adoro viver aqui.”

Novos investimentos
A passagem do aniversário de Rio do Sul foi marcada ainda pela inauguração de diversas obras, como a ponte Dom Tito Buss e a assinatura da ordem de serviço para a implantação do sistema de esgotamento sanitário do município. O presidente da Companhia de Águas e Saneamento (Casan) Valter José Gallina, o deputado Aldo Schneider (PMDB) e vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB), estiveram presentes para a assinatura da obra, que contempla a criação de 150 mil metros de rede coletora e de interceptores, 6 mil metros de emissários terrestres, 14 estações elevatórias de esgoto e 11,5 mil ligações domiciliares. Com previsão de conclusão de até três anos e investimentos de R$ 60,6 milhões, a rede, afirmou Gallina, oferecerá cobertura a 11 bairros e aproximadamente 35 mil habitantes, o equivalente a 58% do município. "Trata-se de um investimento vultoso, sem precedentes na história de Rio do Sul.”

Quando as obras estiverem concluídas, disse Aldo Schneider, Rio do Sul deverá alcançar a terceira posição no estado entre as cidades com melhor índice de saneamento básico, beneficiando também os municípios do entorno. "Se Rio do Sul vai bem, todo o Alto Vale irá também, pois a cidade irradia desenvolvimento e vontade de crescer."

Durante a cerimônia, Pinho Moreira anunciou que o governo do Estado também irá analisar a possibilidade de instalação da rede elétrica subterrânea no município. "Vou pedir à Celesc que estude com o governador do Estado e o prefeito sobre a viabilidade desta transferência.”

Riossulenses de destaque
Na quarta-feira (15), as comemorações contaram ainda com uma sessão solene na Câmara de Vereadores do município para a outorga da medalha e diploma Basílio Corrêa de Negredo.
Instituída em 1976, a homenagem, explicou o presidente da Câmara, vereador Jeferson Alexandre Vieira (PSD), tem por objetivo de reconhecer as pessoas nascidas na cidade e que se destacaram por suas contribuições à sociedade riossulense, suas empresas e instituições. Cada vereador, assim como o prefeito, podem apresentar um nome, perfazendo onze indicados. "Nosso povo, por meio de seus representantes, vêm agradecer essas pessoas, que mesmo não morando mais aqui, levam o nome da cidade a outros estados e regiões do país.”

Entre os agraciados na edição deste ano, estava o diretor-executivo da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Fascisc), Gilson Sálvio Zimmermann, que expressou sua satisfação com a comenda. “Sinto-me feliz e surpreso por este reconhecimento, que engrandece nosso trabalho, entre tantos que o merecem receber.”  
 
Homenageados

  • Sirlene Schlemper - indicada pelo vereador Maurilio da Silva “Chico” (Pros)
  • Arno Ulrich - indicado pelo vereador Mario Miguel (PT)
  • Carlito Claudino dos Santos - indicado pelo vereador Cláudio Cimardi (PMDB)
  • Carlos Alberto Adami - indicado pela vereadora Zeli da Silva (PT)
  • Gilson Sálvio Zimmermann - indicado pelo vereador Jeferson Alexandre Vieira (PSD)
  • Hélio Floriano Machado - indicado pelo vereador Dionísio “Dio” Maçaneiro (PSD)
  • Leandro Bonatti - indicado pelo vereador Diógenes Della Giustina (Pros)
  • Odilson César Bachmann - indicado pela vereadora Janara Mafra (PSD)
  • Osmar Peters - indicado pelo vereador José Thomé (SD)
  • Udo Paupitz - indicado pelo vereador Jaime Sborz (PSD)
  • Ledio João Stolf - indicado pelo prefeito Garibaldi Antônio Ayroso
Alexandre Back
Agência AL

Voltar