Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/06/2019 - 18h29min

Livro trata da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela

Imprimir Enviar

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Para comemorar os 20 anos de ações e atividades promovidas pela Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC), foi lançado nesta quarta-feira (26), no hall da Assembleia Legislativa, o livro Vinte Anos ACACSC – Memória Peregrina, composto por 37 textos escritos por 30 peregrinos. A obra, com 230 páginas, é baseada nas experiências e vivência dos peregrinos na preparação e na peregrinação para visitar a cidade espanhola, onde tradicionalmente acredita-se que está o corpo de Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo.

Segundo o presidente da ACACSC, Ruy Araújo Júnior, para marcar a data também está prevista a celebração de uma missa no dia 25 de julho, às 18 horas, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, e a benção de uma imagem de Santiago Maior confeccionada em Treze Tílias. Desde a sua formação, em 25 de julho de 1999, a associação tem como missão divulgar o caminho de Santiago de Compostela, orientando, preparando e credenciando peregrinos.

Atualmente a associação conta com 330 membros, na sua maioria residentes em Santa Catarina, que trocam experiências sobre o percurso. O caminho de Santiago de Compostela tem como objetivo a visita ao túmulo de Santiago Maior, que marca o fim da peregrinação, cujos percursos, os chamados Caminhos de Santiago ou Via Láctea, se estendem por toda a Europa Ocidental ao longo de milhares de quilômetros. Esse percurso, tradicionalmente, pode ser percorrido por meio de caminhada, a cavalo ou bicicleta, explica Ruy.

Os caminhos mais famosos partem da França, Espanha e de Portugal. O mais tradicional, que sai da França, tem mais de 800 quilômetros e pode ser percorrido em 30 dias. Desde 1985, Santiago de Compostela tem o seu centro histórico (cidade velha) incluído na lista de patrimônio mundial da Unesco. Antes do lançamento do livro, o deputado Coronel Mocellin (PSL) apresentou na sessão ordinária da Alesc moção de aplauso a ACACSC. O livro pode ser adquirido por R$ 30 na sede da entidade, rua Conselheiro Mafra, 220, sala 1005, em Florianópolis.

Voltar